Ministério da Justiça cobra explicações das operadores sobre vazamento de dados
Gino Matos
Ministério da Justiça cobra explicações das operadores sobre vazamento de dados

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor , do  Ministério da Justiça , notificou as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo e cobrou explicações sobre o  vazamento de dados de 103 milhões de celulares. O prazo para resposta é de 15 dias .

O objetivo é identificar quem teve os dados acessados neste mês, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas.

Segundo especialistas em tecnologia, esses dados são vendidos em um mercado clandestino na chamada " deepweb " — uma camada mais profunda da internet.

Procuradas pela TV Globo, as operadoras responderam que adotam controles rígidos no acesso às informações dos clientes; que não identificaram ocorrência de vazamento de dados; e que estão colaborando com as autoridades.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável por fiscalizar e editar normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informou na semana passada que está apurando o vazamento dos dados.
Em janeiro, foi identificado um outro megavazamento de dados na internet, o de 223 milhões de números de CPF colocados à venda por criminosos — o número de dados vazados é maior do que a população do país (estimada em 212 milhões) porque inclui dados de pessoas que já morreram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!