União Europeia também quer cobrar Google e Facebook por notícias
Renato Mota
União Europeia também quer cobrar Google e Facebook por notícias


O Google e o Facebook estão prestes a fechar acordos com a imprensa australiana para remunerá-la por seu conteúdo produzido, disse Josh Frydenberg, secretário do Tesouro do país.

Frydenberg informou, nesta segunda-feira (15), que as negociações com os presidentes-executivos do Facebook, Mark Zuckerberg, e do Google, Sundar Pichai, tiveram progresso na resolução das discordância 

Um projeto do governo australiano prevê que as big-techs, como o Google e o Facebook, financiem as empresas da mídia tradicional. Isso porque as empresas de internet têm alta lucratividade com receitas de publicidade.

Esse código de conduta exige que as big techs negociem com cada veículo de imprensa uma remuneração pelo uso de seu conteúdo. Se não houver acordo, o caso irá para o poder judiciário. Lá, um juiz definirá o preço. 

Ambas empresas ameaçaram suspender sua atividade no país se o projeto fosse aprovado.

O Google e o Facebook alegam que o projeto prejudicaria seu modelo de negócios e o próprio funcionamento da internet.

"Acho que estamos muito perto de acordos comerciais muito importantes", disse o secretário, acrescentando que a lei "vai transformar o cenário da mídia australiana".

Os principais grupos de imprensa australianos, News Corp e Nine Entertainment, estimaram que essas compensações chegarão a centenas de milhões de dólares anualmente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!