Brasil Econômico

Bolsa Família de fevereiro começa a ser pago nesta quinta-feira (11)
Divulgação/Caixa Econômica Federal
Bolsa Família de fevereiro começa a ser pago nesta quinta-feira (11)

O Ministério da Cidadania começa a pagar nesta quinta-feira (11) os auxílios do  Bolsa Família para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminando em 1. Na sexta-feira, dia 12, receberão o pagamento aqueles cujo último dígito impresso no cartão do titular é o número 2.

Para NIS de final 3 em diante, o depósito do Bolsa Família será feito apenas após o feriado do Carnaval, na Quarta-feira de Cinzas, dia 17. Os pagamentos se encerram no dia 26 de fevereiro, para as famílias que têm NIS de final 0.

De acordo com o calendário do Bolsa Família divulgado em janeiro pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania , os benefícios do programa serão pagos sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada. A exceção só ocorre em dezembro, quando o pagamento tem como limite o dia 23, em função das festas de fim de ano.

Em dezembro, a  Caixa Econômica Federal começou a abrir contas digitais automaticamente para os beneficiários do programa de distribuição de renda. Os primeiros a ter a Conta Poupança Social Digital foram aqueles com NIS de final 0 e 9. Em janeiro, foram abertas as contas para os benefícios de final 6, 7 e 8. Em fevereiro, as famílias com NIS de final 3, 4 e 5 começaram a receber o pagamento por meio da conta digital. Até março, quando a medida chegará aos beneficiários de NIS com final 1 e 2, nove milhões de famílias passarão a receber o benefício por meio desse tipo de crédito.

Segundo o Ministério da Cidadania, o beneficiário poderá movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem , além de realizar saques e fazer pagamentos digitais. Mas o governo informou que, embora as contas sejam criadas, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos também por meio do cartão do Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

Como movimentar a conta

A Conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Para utilizá-la, não é preciso gerar nova senha. O beneficiário poderá usar a mesma senha do cartão social.

Logo após o crédito dos valores é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code , por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil. O beneficiário também poderá realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas através da opção "Pagar na Lotérica" do Caixa Tem, além de poder realizar saques da conta com o cartão do Programa Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Calendário do Bolsa Família para fevereiro

  • NIS de final 1 - dia 11;
  • NIS de final 2 - dia 12;
  • NIS de final 3 - dia 17;
  • NIS de final 4 - dia 18;
  • NIS de final 5 - dia 19;
  • NIS de final 6 - dia 22;
  • NIS de final 7 - dia 23;
  • NIS de final 8 - dia 24;
  • NIS de final 9 - dia 25; e
  • NIS de final 0 - dia 26.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!