Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil
Reprodução
Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União, uma portaria que estabelece medidas emergenciais para um possível combate à  nuvem de gafanhotos que está na Argentina. 


O plano será colocado em prática caso os insetos cheguem ao Brasil, prejudicando produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A praga tem o potencial de acabar com plantações inteiras rapidamente. 

De acordo com a Portaria nº 208/2020, cada órgão estadual de defesa agropecuária deverá criar seu próprio plano de ação com base nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. 

Qual é o plano

Entre as diretrizes, estão algumas recomendações sobre o uso de agrotóxicos , assim como especificações sobre controle de dosagem. Em uma tabela, o Ministério recomenda intervalos de aplicação, limites de resíduos e dosagens máximas de agrotóxicos usados no combate à praga. 

Além disso, a portaria também prevê a adoção de sistemas operacionais para monitorar a nuvem de gafanhotos . Um canal também será criado para emitir alertas fitossanitários e auxiliar os órgãos estaduais a se comunicarem com o Ministério da Agricultura.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!