Auxílio pode ser negado por problemas cadastrais
Agência Senado / Divulgação
Auxílio pode ser negado por problemas cadastrais


Refazer o pedido do auxílio emergencial pode ser uma opção melhor do que contestar a recusa do benefício. Isso porque uma nova solicitação permite que os dados cadastrais sejam revistos, o que pode ser a raiz do problema. 

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Tanto a contestação como a nova solicitação estão disponíveis no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial para quem teve o benefício negado. A contestação, que só pode ser feita uma vez, não permite que o usuário troque os dados fornecidos, mas apenas reenvia o pedido para nova análise da Dataprev. 

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"É preciso fazer uma nova solicitação quando houver a necessidade de corrigir informações prestadas anteriormente", informa Tatiana Thomé, vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, em entrevista coletiva. 

Para tornar as informações mais claras, toda vez que um pedido for negado por problemas cadastrais, gerando uma análise inconclusiva, o aplicativo irá direcionar a pessoa diretamente para a opção de nova solicitação . O anúncio foi feito nesta quinta-feira (04), pelo Ministério da Cidadania. 

Por que o auxílio foi negado?

Tatiana afirma que um dos principais erros ao inserir os dados é a o cadastro familiar divergente . "Vamos supor que uma chefe de família cadastra os parentes que moram no mesmo endereço, mas um dos integrantes da família também se cadastra e não declara os mesmos parentes. Esse é um dos problemas que dá muito erro de cadastro", explica. 

Outros motivos pelos quais o auxílio emergencial pode ser negado são quando o sistema entende que a pessoa tem vínculo empregatício ativo, que algum membro da família indicado no pedido veio a óbito, que o cidadão recebe benefício do INSS ou seguro-desemprego, ou que a renda famíliar declarada é superior a três salários mínimos (ou meio salário mínimo por pessoa). 

Em todos esses casos, se o benefício for negado e a pessoa apenas contestar a recusa, o problema dificilmente será resolvido, já que os dados cadastrados serão os mesmos. Para corrigir os dados, é preciso realizar uma nova solicitação. 

Como fazer uma nova solicitação? 

Para não ter nenhum erro, antes de realizar a nova solicitação é preciso conferir se você se encaixa em todas as regras para receber o auxílio emergencial . Além disso, se mais de um mebro da família for realizar o pedido, é essencial que os dados sejam os mesmos, com todos os membros cadastrados corretamente. 

Para realizar um nova solicitação, é preciso acessar o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial , e ir até "acompanhe sua solicitação". Depois de inserir seus dados, a tela irá mostrar o motivo pelo qual o benefício foi negado. 

Nessa tela, clique em "realizar nova solicitação" e preencha todo o seu cadastro novamente, se atentando aos detalhes.

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