É através da leitura dos medidores que as distribuidoras registram o consumo e geram as contas de luz que são enviadas às casas e empresas
Foto: Reprodução/Internet
É através da leitura dos medidores que as distribuidoras registram o consumo e geram as contas de luz que são enviadas às casas e empresas

Consumidores vão poder fazer a leitura de seus medidores de energia. O objetivo é evitar a prática tradicional que consiste em enviar funcionários aos endereços para fazer a leitura dos medidores.

Salários de carreiras da linha de frente contra a Covid-19 tiveram perda real

A autorização para a adoção de medidas alternativas foi publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio de uma resolução que visa garantir o fornecimento de eletricidade no País durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

No caso dos clientes serem os responsáveis para medir a energia, as distrubuidoras deverão oferecer os meios para que os clientes informem os dados.

Governo de São Paulo determina que botijão de gás não passe de R$ 70

É por meio da leitura dos medidores que as distribuidoras registram o consumo e geram as contas de luz que são enviadas às casas e empresas.

Você viu?

Além da autoleitura, a Aneel permitiu às distribuidoras que optem por gerar as faturas com base na média do consumo de seus clientes nos últimos 12 meses.

"Pensar em restrições fiscais agora seria suicídio para sociedade", diz Maia

De acordo com a Aneel, a adoção dessas medidas visa "assegurar a continuidade do serviço e reforçar a segurança da população".

A resolução da Aneel também prevê outras medidas como:

1) suspensão dos cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento;
2) suspensão da entrega mensal da fatura impressa;
3) suspensão do descadastramento de famílias da tarifa social;
4) suspensão de atendimento presencial ao público;
5) elaboração de planos de contingência específicos para atender hospitais e locais usados para o tratamento da população.
6) As medidas valem por 90 dias e podem ser alteradas pela Aneel antes desse prazo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!