Agência Brasil

Cresce a confiança do comércio
Valter Campanato/Agência Brasil
Cresce a confiança do comércio


O Índice de Confiança do Comércio , medido pela Fundação Getulio Vargas ( FGV ), subiu 1,3 ponto em janeiro deste ano, chegando a 98,1 pontos. Este é o maior nível desde fevereiro de 2019, quando atingiu 99,8 pontos. A escala varia de zero a 200.

A confiança dos empresários do comércio subiu em 4 dos 6 segmentos pesquisados pela FGV. O Índice de Expectativas , que mede a confiança em relação ao futuro, subiu 3,8 pontos e atingiu 104,4 pontos, maior nível desde março de 2019 (104,7).

Já o Índice de Situação Atual , que mede a confiança dos empresários no momento presente, recuou 1,1 ponto e passou para 91,9 pontos.

Leia também: Confiança do consumidor recua 1,2 ponto em janeiro, diz FGV

De acordo com o pesquisador da FGV Rodolpho Tobler, a alta da confiança do empresário do comércio foi influenciada pela melhora das expectativas que voltaram a subir depois de um período de espera dos empresários no final do ano passado.

“Por outro lado, os indicadores de situação atual , que vinham apresentando resultados mais positivos no final de 2019, recuaram em janeiro. Essa combinação de resultados mostra que o cenário de recuperação gradual persiste, ainda dependente de sinais mais fortes do mercado de trabalho e da confiança dos consumidores ”, disse Tobler.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!