Agências bancárias têm programação especial nesta semana por conta do reveillón
José Cruz/Agência Brasil
Agências bancárias têm programação especial nesta semana por conta do reveillón

As agências bancárias de todo o Brasil funcionam normalmente nesta segunda-feira (30), último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente regular para a realização de todas as operações bancárias.

Leia também: Número de feriados prolongados vai quase dobrar em 2020; confira calendário

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, porém, as instituições financeiras estarão fechadas, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Você viu?

Desse modo, os bancos não funcionaram no Natal (25) e não abrirão no dia da Confraternização Universal (1º de janeiro). Nas vésperas, porém, as programações foram diferentes. Enquanto no dia 24 os bancos operaram com horário reduzido (das 9h às 11h, para estados que usam o horário de Brasília), no dia 31 eles estarão fechados.

Febraban  orienta que a população utilize os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Carnês e contas de consumo, tais como água, energia e telefone, vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, no caso do Reveillón , na quinta-feira (2), para contas que vencem nos dias 31 e 1º. Normalmente, os tributos já têm as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Leia também: Agora vai? Veja o que governo e mercado esperam da economia em 2020

Os clientes também podem optar por agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as com código de barras) nos próprios caixas automáticos. Boletos bancários de clientes cadastrados, como sacados eletrônicos, poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!