Após a denúncia do jornal britânico, o presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou
Clauber Cleber Caetano/PR
Após a denúncia do jornal britânico, o presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou

O jornal britânico Financial Times publicou uma reportagem para apontar supostas falhas nos dados econômicos brasileiros. A publicação com o título “ Falha nos dados econômicos brasileiros desperta preocupações entre analistas” aponta que a revisão no resultado das exportações feitas pelo Ministério da Economia por causa de um erro na transmissão dos dados não foi incorporada no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) , anunciado na terça-feira (3).

PIB cresce 0,6% no terceiro trimestre alavancado por consumo das famílias

A reportagem alega que as informações divulgadas oficialmente sobre o desempenho da economia , considerados modelo de transparência, podem não ser tão confiáveis quanto anteriormente.

As dúvidas surgiram na semana passada, quando o real foi atingido por números do Banco Central que mostraram uma acentuada deterioração do saldo da conta corrente do Brasil no período de janeiro a outubro, impulsionada por uma queda nas exportações.

Mas a moeda se recuperou na quinta-feira, quando o Ministério da Economia revelou que as exportações nas quatro primeiras semanas de novembro não foram, como afirmado anteriormente, de decepcionantes US$ 9,7 bilhões, mas de US$ 13,5 bilhões , um resultado muito melhor.

Contudo, aponta o FT, a controvérsia seguiu. Na segunda, o Ministério da Economia disse que o erro foi causado por uma falha no registro de um grande volume de declarações de exportadores nos últimos meses. Assim, setembro e outubro também tiveram números subestimados e revisados posteriormente.

Como esses novos números de exportação não estão compilados no resultado do PIB do 3º trimestre (meses de julho, agosto e setembro), é provável que o IBGE retifique o resultado, o que pode culminar inclusive em um resultado melhor do crescimento da economia entre os meses de julho a setembro, já que houve queda nas exportações nos dados do PIB.

Mas, a preocupação apontada pela reportagem britânica é que as revisões seguidas em dados oficiais levantam a suspeita se os dados oficiais divulgados são confiáveis ou não.

Após a publicação da reportagem, alguns parlamentares da oposição se manifestaram nas redes sociais. A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) criticou o governo do País. "Sabemos que transparência e verdade nunca importaram para esse governo. Ainda assim, a suspeita levantada pelo jornal Financial Times de que informações sobre a atividade econômica brasileira foram manipuladas é algo surpreendente e muito grave. O que Paulo Guedes tenta esconder?", questionou.

Já de acordo com o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), "se confirmada a desconfiança do Financial Times, sobre maquiagem nos números da economia brasileira, estaremos diante de fato gravíssimo, com potencial para ferir de morte a confiabilidade do governo. Bolsonaro terá elevado a fake news à condição de política econômica", publicou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) questionou: "Este era o governo q iria 'recuperar' confiança dos investidores estrangeiros?".

Em um post na rede social, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) viu "sinal de fumaça que vem do Financial Times!". "Se Bolsonaro maquiou dados econômicos sobre exportações vai levar o Brasil para o isolamento no mundo, prejudicando diretamente a população brasileira. Gravíssimo e mostra que Paulo Guedes entende mais de AI-5 do que de economia".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!