Marca de azeite adulterado e envasado em São Paulo é apreendido na capital pernambucana
Reprodução
Marca de azeite adulterado e envasado em São Paulo é apreendido na capital pernambucana

Foram para o lixo 2.690 garrafas de azeite irregular em Recife, Pernambuco, na semana passada. A apreensão foi realizada  em uma distribuidora da cidade que vendia o produto da marca Quinta Lusitana.

A ação foi realizada na última quarta-feira (20) por auditores fiscais federais agropecuários que identificaram que a mercadoria vendida era uma mistura de azeite com óleo de soja .

Fuja do azeite de oliva pirata: saiba reconhecer um produto falsificado

 “Essa é uma fraude que nós vemos rotineiramente”, conta a Auditora Fiscal Federal Agropecuária Sara Melo que participou da apreensão.

“Nós sempre fazemos a coleta desse produto e análise em laboratório para ver se houve mistura de óleos. É uma questão de segurança alimentar, porque já tivemos casos de mistura com óleos impróprios para o consumo humano, de uso industrial, que podem causar problemas para a saúde”, continua a auditora.

Não é a primeira vez

Operação no Mato Grosso do Sul apreendeu a mesma marca encontrada em Recife
Divulgação Prefeitura de Paranaíba
Operação no Mato Grosso do Sul apreendeu a mesma marca encontrada em Recife

A marca Quinta Lusitana também estava presente em uma outra operação ocorrida na primeira quinzena de novembro, na cidade de Paranaíba, interior do Mato Grosso do Sul. Naquela ocasião, foram apreendidos 1.640 garrafas da marca Quinta Lusitana e mais quatro: Constanera ; Oliveiras do Conde ; Quinta D’Ouro e Évora.

5 azeites são confirmados como falsos pela Vigilância Sanitária: veja as marcas

A marca Quinta Lusitana também está relacionada a uma fábrica clandestina de azeite fraudado que foi descoberta pela Vigilância Sanitária em junho deste ano na zona leste de São Paulo. Nessa fábrica foram apreendidos 15 mil litros do azeite adulterado.

Veja também: Ministério suspende venda de 33 marcas de azeite de oliva; confira as marcas

 Em Recife, segundo os auditores fiscais federais agropecuários, o produto envasado em São Paulo foi descaracterizado , enviado para a estação de tratamento e as embalagens para a reciclagem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!