São Paulo foi o único estado com queda do desemprego no terceiro trimestre, segundo o IBGE
Jana Pêssoa/Setas
São Paulo foi o único estado com queda do desemprego no terceiro trimestre, segundo o IBGE

São Paulo foi o único estado brasileiro que apresentou queda do desemprego no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre de 2019. A taxa do estado caiu para 12%, após registrar índice de 12,8% entre abril e junho. Os dados são da Pnad Contínua, divulgada nesta terça-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também: Dólar bate recorde histórico e fecha o dia cotado em R$ 4,206

A taxa de desocupação em todo o país ficou em 11,8%, com redução de 0,2% na comparação com o segundo trimestre deste ano. A redução no período só não foi maior em virtude da estabilidade de praticamente todos os estados brasileiros.

Somente o estado de Rondônia apresentou crescimento, com alta de 1,5 ponto percentual nos últimos três meses, atingindo 8,2%.

Você viu?

Os maiores níveis de desemprego foram observados na Bahia (16,8%), no Amapá (16,7%), e em Pernambuco (15,8%). Já as menores taxas foram em Santa Catarina (5,8%), Mato Grosso do Sul (7,5%) e Mato Grosso (8%).

A pesquisa aponta também que, no Brasil, 46,9% dos desocupados estavam em busca de trabalho por um período de um mês a um ano. E 25,2% buscavam uma vaga há dois anos ou mais, prazo que vem apresentando tendência de queda.

Leia também: Com leilões do pré-sal, governo fecha o ano 2019 com déficit de R$ 95,8 bilhões

Os que procuravam emprego há menos de um mês somam 1,8 milhão de pessoas, enquanto 3,2 milhões procuravam uma ocupação há dois anos ou mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!