Décimo terceiro salário está chegando, mas consultor lembra que é necessário sabedoria para aproveitá-lo
Flick / Artur Luiz
Décimo terceiro salário está chegando, mas consultor lembra que é necessário sabedoria para aproveitá-lo

Para os brasileiros que ainda contam com o benefício da carteira assinada, o mês de novembro é um dos mais esperados já que marca o prazo final para pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário , que deve ser depositada para o trabalhador, no máximo até 30 de novembro.   

Com isso, os planejamentos de como aproveitar, da melhor maneira possivel, o benefício ocupam  a mente dos consumidores . Opção não falta. Pagar dívidas? Investir? Guardar para os gastos do início do próximo ano?

Diante dessas possibilidades, o coach e consultor financeiro da GetNinjas, Claudio Munhoz, separou dicas específicas de como aproveitar o décimo terceiro salário de acordo com cada opção.

1. Para quitar dívidas

É melhor pagar as dívidas que geram juros do que priorizar as despesas do início do ano, ensina o consultor
shutterstock
É melhor pagar as dívidas que geram juros do que priorizar as despesas do início do ano, ensina o consultor

Antes de escolher entre quitar dívida atuais e as que virão, é necessário se atentar às t axas de juros das dívidas . Segundo Munhoz, é preferível quitar aquelas que têm as maiores taxas.

Apesar do receio da vinda do IPTU, IPVA e dos demais gastos do começo do ano, o profissional pontua que são despesas programadas , ou seja, ainda não são dívidas. Para que não se tornem, é preciso ter organização e planejamento financeiro.

Black Friday: 6 dicas de especialistas para aproveitar a promoção com segurança

2. Para investir

O 13º pode ser usado também como pontapé inicial para um investimento , segundo o consultor. Mas antes é necessário que o investidor iniciante conheça seu perfil , se é conservador, moderado ou arrojado e, a partir disso, monte uma carteira de investimentos.

"Ao fazer isso, a pessoa garante aplicações condizentes com suas expectativas e estilo de vida. Os mais conservadores podem investir em Renda Fixa, como Tesouro Direto ou CDBs. Já aqueles com um perfil mais moderado podem apostar em Fundos de Investimentos. Por fim, os mais arrojados podem arriscar em ações na bolsa de valores", explica.

3. Para fazer uma reserva de emergência

O desemprego fez com que muitos brasileiros pensassem na importância de uma reserva . Para aqueles querem fazer o “pé de meia”, o 13º pagamento pode ser usado para inaugurar o montante.

Você viu?

Smartphones lideram preferência na Black Friday; veja campeões de venda no País

Mas além da reserva da quantia, o consultor faz outras recomendações. Segundo o profissional, é interessante aplicá-la no Tesouro Direto . Tais aplicações são recomendadas por conta do prazo de resgate curto, ideal para situações de urgência.

4. Para começar a empreender

Sim, segundo Munhoz, é possível usar o valor para começar um negócio de pequeno porte .

Além do investimento financeiro inicial, ele recomenda que os empreendedores façam um detalhado plano de negócios e um plano financeiro ( valuation ) para evitar obstáculos futuros e não comprometer o sucesso do negócio que está começando.

5. Para o lazer

Para quem optar por usar o décimo terceiro em viagens, consultor aconselha planejamento financeiro
shutterstock
Para quem optar por usar o décimo terceiro em viagens, consultor aconselha planejamento financeiro

De acordo com Munhoz, após um ano inteiro de trabalho e estudos, é tentador usar o 13º pagamento para viajar ou para comprar presentes para entes queridos.

Endividamento: saiba quais são as principais armadilhas de consumo do brasileiro

Para essa opção, porém, o consultor sugere atenção com as dívidas. Segundo ele, é necessário fazer um planejamento financeiro para garantir que as compras sejam feitas todas à vista

O profissional aconselha que mesmo se a opção for consumir, vale a pena guardar pelo menos uma parte do valor.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!