Jair Bolsonaro e seu vice, general Mourão, tomam posse no dia 1º de janeiro, em Brasília
Rafael Carvalho/Governo de Transição
Jair Bolsonaro e seu vice, general Mourão, tomam posse no dia 1º de janeiro, em Brasília

A contagem regressiva para o início do governo de Jair Bolsonaro (PSL) alavancou o otimismo dos brasileiros com a economia do País. De acordo com pesquisa divulgada neste domingo (23) pelo Datafolha, 65% da população acredita que haverá melhora econômica nos próximos meses. No levantamento anterior, realizado em agosto, somente 23% se diziam otimistas quanto a essa evolução.

Leia também: Com 58 mil novos empregos formais, Brasil tem o melhor novembro em oito anos

A amplitude do voto de confiança no trabalho de Bolsonaro e de seu guru econômico, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, é grande. O contingente de pessoas otimistas com a melhora da economia brasileira é o maior já registrado pelo Datafolha desde que o instituto passou a fazer esse levantamento.

Dentre as pessoas ouvidas para a nova pesquisa, 9% disseram acreditar em piora econômica nos próximos meses (eram 31% em agosto), enquanto 24% avaliam que o País seguirá no mesmo cenário atual (eram 41%).

Indagados sobre as expectativas para suas finanças pessoais , 6% preveem piora no futuro próximo; 25% disseram que as coisas devem seguir no mesmo pé atual e 67% dos entrevistados disseram acreditar que estarão a curto prazo em situação melhor do que estão hoje (eram 38% na última pesquisa).

Você viu?

Esse índice é, dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, equivalente ao que foi registrado em março de 2013. Na ocasião, quando a então presidente Dilma Rousseff (PT) ainda desfrutava de alta popularidade, 68% se diziam confiantes em melhora pessoal.

Leia também: Em ano com aumento da informalidade, reforma trabalhista frustra expectativas

Quase metade dos brasileiros (47%) acredita que o desemprego vai diminuir e exatos 50% acham que a crise econômica vai acabar logo e o Brasil voltará a crescer (42% acham que a recuperação ainda deve demorar).

A pesquisa mostra ainda que 68% da população avalia que a inflação deve cair ou se manter no patamar atual nos próximos meses. Com isso, o otimismo também aumenta em relação ao poder de compra: 43% acham que seu poder de compra vai aumentar. 

A pesquisa do Datafolha sobre o nível de confiança dos brasileiros com a economia nos primeiros meses do governo Bolsonaro foi realizada por meio de entrevistas com 2.077 pessoas em 130 municípios, nos dias 18 e 19 deste mês.

Leia também: Justiça derruba segunda liminar que vetava a fusão entre Embraer e Boeing

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!