Atenção, contribuinte! Valor da restituição do Imposto de Renda ficará disponível por um ano
shutterstock
Atenção, contribuinte! Valor da restituição do Imposto de Renda ficará disponível por um ano

Mais de 2,8 milhões de contribuintes contemplados no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2018 devem receber nesta quarta-feira (15) o crédito bancário referente ao ressarcimento. O lote inclui restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2017.

De acordo com a Receita Federal, o valor do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda chega a R$ 3,6 bilhões, entretanto, desse total, R$ 342,9 milhões são destinados a contribuintes com prioridade, como pessoas com mais de 60 anos, com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além daquelas cuja maior renda seja o magistério.

Para o contribuinte saber se teve a declaração liberada, é preciso acessar o serviço e-CAC, disponível no  site da Receita . Nessa opção, é possível acessar o extrato da declaração e checar se há inconsistências de dados identificados pelo processamento.

Caso tenha informações erradas ou desatualizadas, o próprio contribuinte pode corrigir os dados, por meio da entrega de declaração retificadora. Também é possível verificar se a declaração foi liberada ligando para o Receitafone 146.

Já no aplicativo da Receita, além de checar se a declaração foi liberada, o contribuinte consegue verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de inscrição no CPF.

Você viu?

Leia também: Receita libera consulta a primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2018

Prazos para resgatar a restituição do Imposto de Renda

Atenção no prazo! Se a restituição do Imposto de Renda não for retirada em um ano será preciso fazer um requerimento
shutterstock
Atenção no prazo! Se a restituição do Imposto de Renda não for retirada em um ano será preciso fazer um requerimento

O contribuinte tem um ano para resgatar a  restituição do IR no banco. No entanto, caso o prazo seja perdido, será necessário fazer um requerimento pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Agora, se o valor não for creditado, é preciso entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento nos seguintes telefones:

  • Nas capitais: 4004-0001 
  • Demais municípios: 0800-729-0001 
  • Telefone especial exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088 

Ao entrar em contato com a central, o contribuinte poderá agendar o crédito da restituição do Imposto de Renda  em conta corrente ou poupança, no próprio nome, em qualquer banco.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!