Após decisão do Copom, mercado financeiro manteve a expectativa de crescimento de 1,5% do PIB, aponta Boletim Focus
shutterstock
Após decisão do Copom, mercado financeiro manteve a expectativa de crescimento de 1,5% do PIB, aponta Boletim Focus

De acordo com o Boletim Focus publicado nesta segunda-feira (6), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ser de 4,11% neste ano. A estimativa para a inflação é a  mesma divulgada na semana passada pelo Banco Central (BC).

Entretanto, o registro publicado pelo  Boletim Focus  é 0,39 ponto percentual inferior ao centro da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,50%. Com isso, o resultado ainda segue dentro do limite inferior e superior do índice, que estão, respectivamente, em 3% e 6%.

Em relação a 2019, o mercado financeiro também manteve a projeção das últimas sete semanas, em 4,10%. Enquanto que, para 2020 e 2021, o Focus registrou respectivamente as expectativas para a inflação de 4% e 3,93%.

Como destaca o BC, com exceção da estimativa para a inflação de 2020, que é o mesmo da meta central, as demais projeções estão abaixo da meta e devem ser perseguidas pela instituição. Para o ano que vem, o centro da meta é 4,25%, enquanto que para 2021 é de 3,75%.

Leia também: Petrobras fecha segundo trimestre com lucro de R$ 10,07 bi, o maior desde 2011

Você viu?

PIB e Selic no Boletim Focus

O Boletim Focus é uma publicação feita semanalmente pelo BC com as projeções dos principais indicadores econômicos
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Boletim Focus é uma publicação feita semanalmente pelo BC com as projeções dos principais indicadores econômicos

Já em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o mercado financeiro manteve a expectativa de 1,5% pela terceira semana consecutiva.

Para 2019, a previsão para o crescimento econômico de 2,5% também foi mantido pela quinta semana seguida. A soma de todos os bens e serviços produzidos no País também é de 2,5% quando diz respeito aos anos de 2020 e 2021.  

A fim de alcançar as metas, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic , que atualmente está em 6,50% ao ano . Para 2019, o mercado financeiro espera que o indicador encerre o período em 8% ao ano, e permaneça nesse patamar até 2021.

Quando a Selic aumenta, o objetivo do BC é conter a demanda aquecida, o que gera reflexos nos preços, uma vez que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam que mais dinheiro fique contido na poupança do consumidor.

Agora, quando a instituição opta por diminuir o índice dos juros básicos, a ideia é fazer com que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. Acompanhe o próximo   Boletim Focus   e fique por dentro dos principais indicadores econômicos no   Brasil Econômico  .

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!