Brasil Econômico

Em relação PIB,  a previsão é de retração, já que o mercado reduziu o índice de crescimento de 2,37% para 2,18%
shutterstock
Em relação PIB, a previsão é de retração, já que o mercado reduziu o índice de crescimento de 2,37% para 2,18%

A estimativa para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu para 3,65% no Boletim Focus publicado nesta segunda-feira (4). Na divulgação da semana passada, o mercado financeiro tinha estimado uma inflação anual de 3,60%.

Leia também: Governo discute possível política de amortecimento de preços dos combustíveis

A alta divulgada pelo  Boletim Focus  vem após o fim da paralisação dos caminhoneiros que durou 11 dias. Entretanto, mesmo com a alta, a marca permanece abaixo da meta central para a  inflação  fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,50%. O resultado ainda segue dentro do limite inferior e superior do índice, que estão, respectivamente, em 3% e 6%.

Para o ano que vem, o mercado também elevou a expectativa para o IPCA, o indicador passou de 4% para 4,01%, valor abaixo da meta de 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%.

PIB e Selic

Se a inflação deve encerrar 2018 com uma marca maior, em relação ao Produto Interno Bruto (  PIB  ) a previsão é de retração, já que o mercado financeiro reduziu o índice de crescimento de 2,37% para 2,18%. Esta foi a quinta retração seguida da soma de todos os bens e serviços produzidos no País.

Você viu?

Leia também: Bolsa Família obtém reajuste de 5,67% e valor médio passa para R$ 187,79 por mês

Para o ano que vem, o mercado manteve pela 18ª semana consecutiva a expectativa de alta em 3%. A fim de alcançar as metas, o Banco Central (BC) usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a  Selic  , que atualmente está em 6,50% ao ano. Para 2019, o mercado financeiro espera que o indicador encerre o período em 8% ao ano.

Quando a Selic aumenta, o objetivo do BC é conter a demanda aquecida, o que gera reflexos nos preços, uma vez que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam que mais dinheiro fique contido na poupança do consumidor.

Leia também: Desemprego apresenta melhora em um ano, mas ainda atinge 13,4 milhões de pessoas

Agora, quando a instituição opta por diminuir o índice dos juros básicos, a ideia é fazer com que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. Acompanhe o próximo  Boletim Focus  e fique por dentro dos principais indicadores econômicos no Brasil Econômico.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!