Brasil Econômico

Boletim Focus, do Banco Central, aponta inflação bem abaixo da meta, em 4,19% este ano
shutterstock
Boletim Focus, do Banco Central, aponta inflação bem abaixo da meta, em 4,19% este ano

O mercado financeiro reduziu a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 3,45% após três semanas consecutivas de estabilidade, em 3,49%. O valor divulgado nesta segunda-feira (14) faz parte do Boletim Focus, publicação feita todas as semanas pelo Banco Central (BC).

Leia também: Petrobras eleva preço da gasolina em 2,23% e combustível tem sexta alta seguida

Mesmo com a retração, a marca permanece abaixo da meta central para a inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%, entretanto, o resultado ainda segue dentro do limite inferior e superior do índice, que estão, respectivamente, em 3% e 6%. Para o ano que vem, o Boletim Focus também reduziu a expectativa para o IPCA, mas a variação foi de 4,03% para 4%, valor abaixo da meta de 4,25%.

PIB e Selic

E o mercado financeiro parece não estar muito otimista com o crescimento da economia este ano. A projeção publicada na semana passada de 2,70% do Produto Interno Bruto ( PIB ) deu lugar à marca de 2,51%. A expectativa é a segunda queda consecutiva registrada pelo BC. Vale destacar que, há 15 dias, as instituições financeiras esperavam uma alta de 2,75% na soma de todas as riquezas produzidas no País.

Leia também: Quero empreender: devo abrir negócio próprio ou investir em franquia?

Você viu?

Para 2019, por outro lado, o mercado manteve, pela 15ª semana consecutiva, a expectativa de crescimento de 3% sobre o PIB.

Com a inflação baixa, o mercado espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza, já na próxima quarta-feira (16), a taxa básica de juros, Selic  , de 6,50% para 6,25%, e suba ao longo de 2019, fechando o período em 8% ao ano.

Quando a Selic aumenta, o objetivo do BC é conter a demanda aquecida, o que gera reflexos nos preços, uma vez que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam que mais dinheiro fique contido na poupança do consumidor.

Leia também: Starbucks anuncia que “banheiros serão abertos ao público” após caso de racismo

Agora, quando a instituição opta por diminuir o índice dos juros básicos, a ideia é fazer com que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. Acompanhe o próximo   Boletim Focus   e fique por dentro dos principais indicadores econômicos no   Brasil Econômico .

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!