Brasil Econômico

Crédito da restituição do Imposto de Renda  está programado para ser feito no dia 15 de fevereiro
shutterstock
Crédito da restituição do Imposto de Renda está programado para ser feito no dia 15 de fevereiro

A Receita Federal (RF) abre  consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda (IR) referente ao período 2008 e 2017 nesta quinta-feira (8) para reembolsar ao menos 102 mil contribuintes em mais de R$ 210 milhões.

Leia também: Taxa básica de juros poderá ter 11º corte seguido e ter novo recorde inferior

De acordo com a Receita Federal, o crédito bancário está programado para ser feito no dia 15 de fevereiro, com valores corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic. Vale destacar que a consulta sobre o lote de restituição do Imposto de Renda  teve início às 9h da manhã no próprio portal da Receita ou pelo Receitafone 146.

O contribuinte que optar pelo serviço online, no serviço e-CAC, poderá conferir o extrato da declaração de Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Se houver, poderá fazer a autorregularização mediante a entrega de declaração retificadora. O aplicativo da Receita Federal também é uma opção para quem quer fazer a consulta pelo smartphone ou tablet.

Leia também: Acha o bitcoin muito caro? Então, conheça outras criptomoedas para investir

Prazo de resgate

O contribuinte tem até um ano para resgatar a restituição no banco. Segundo a Receita, caso o prazo não seja cumprido, há duas opções para conseguir pegar o reembolso. A primeira delas é por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, enquanto que a segunda é pelo e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da declaração do IR.

Agora, se o valor não for creditado, o contribuinte deverá ir pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento no telefone 4004-0001, se residir em alguma capital, ou para o 0800 729 0001, para as demais localidades. Já as pessoas com deficiência auditiva são atendias pelo 0800 729 0088. Nesse telefone especial, é possível agendar o crédito da restituição do Imposto de Renda em conta corrente ou poupança, no nome do contribuinte e em qualquer banco.

Leia também: Pedido de aposentadoria por tempo de contribuição poderá ser feito pela internet

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!