Brasil Econômico

Para Henrique Meirelles, projeção de alta do PIB em 2018 é
Gustavo Raniere/MF - 9.11.17
Para Henrique Meirelles, projeção de alta do PIB em 2018 é "bastante conservadora, bastante sólida"

O Ministério da Fazenda aumentou nesta quinta-feira a projeção para o crescimento da economia para este ano e o próximo. A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil, passou de 0,5% para 1,1%, em 2017. Para 2018, a expectativoa de alta passou de 2% para 3%. O anúncio foi realizado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Leia também: Governo libera hoje o pagamento do PIS/Pasep para nascidos em dezembro

Segundo ele, a redução do endividamento de empresas e famílias contribuiu para a revisão de crescimento do PIB . Meirelles também destacou que as taxas de juros reais, isto é, descontadas da inflação, estão mais baixas, o que permite um crescimento maior da economia este ano. O ministro afirmou, ainda, para 2018, trata-se de uma "projeção bastante conservadora, bastante sólida".

Leia também: Melhora de indicadores econômicos depende do avanço das reformas, diz ministro

Você viu?

Ele acrescentou que, nos últimos meses, houve melhora na confiança e expectativa de inflação controlada, o que contribu para um crescimento do consumo e do investimento. Segundo Meirelles, as projeções são baseadas nas condições do "momento da economia". "Não podem ser posições conservadoras em excesso ou otimistas em excesso", afirmou.

Assim como o governo, o mercado também fez revisões mais otimistas sobre o crescimento da economia em 2017, ainda que em menor proporção. A projeção do PIB para 2017 passou de 0,89% para 0,91%, segundo instituições financeiras consultadas pelo boletim Focus, publicação divulgada pelo Banco Central. Para o próximo ano, a projeção de alta passou de 2,60% para 2,62%.

No acumulado para os nove meses de 2017, o PIB acumula crescimento de 0,6% em relação ao mesmo período de 2016. Durante a divulgação dos novos números, Meirelles também foi questionado quanto à expectativa de votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

Leia também: Como o acordo de poupadores compensará perdas com planos econômicos

"Vamos trabalhar para ser aprovada semana que vem. Se, por ventura, não for possível, então esperamos que seja aprovada em fevereiro, março, no máximo", afirmou, após comentar a nova projeção do PIB. Na quarta-feira (13), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) havia afirmado que a votação ficaria para 2018 . No entanto, o Palácio do Planalto disse esperar que a pauta passe pela Casa ainda este ano.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!