Consumidores devem baixar aplicativo e cadastrar dados biométricos para liberar reconhecimento facial
Divulgação/Mastercard
Consumidores devem baixar aplicativo e cadastrar dados biométricos para liberar reconhecimento facial

O banco Santander e a operadora de cartões Mastercard iniciaram testes de pagamentos com autenticação por reconhecimento facial ou impressão digital na loja online Dafiti. A intenção é verificar, de maneira simples e segura, a identidade do portador do cartão sem a exigência de senha.

Leia também: Metade dos brasileiros está insatisfeita com o emprego atual, diz pesquisa

A princípio, cerca de 120 mil clientes serão convidados a testar a tecnologia de reconhecimento facial e leitura de digitais. A expectativa, no entanto, é que a solução esteja disponível no aplicativo "Way", do Santander, para todos os consumidores já no primeiro semestre de 2018.

No período de testes, os clientes devem baixar o aplicativo "ID Check para Santander" e cadastrar seus dados biométricos – com uma selfie ou o scanner de impressão digital. Na sequência, podem fazer suas compras normalmente no site da Dafiti usando um cartão de crédito ou débito do Santander . Na etapa final, o consumidor receberá uma notificação para autenticar do pagamento via biometria.

De maneira geral, os métodos de verificação de identidade atuais costumam levar os compradores para fora do site e exigem senha para concluir a compra. O Identity Check Mobile, como foi nomeado o sistema, elimina este processo e agiliza a experiência da compra digital, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança.

Você viu?

Leia também: Inflação da parte mais pobre da população fica menor em novembro

“A autenticação de transações online com o uso de biometria é um passo que nos mantém à frente no processo de transformação digital no mercado de meios de pagamentos”, diz Rodrigo Cury, superintende executivo de cartões do Santander.

O sistema já foi testado e aprovado pela Mastercard em outros 14 países. Segundo a empresa, a busca é por experiências de pagamento mais simples e inteligentes. "Por meio do Identity Check Mobile, a autenticação das compras online é realizada com base nas características físicas e não com informações que ele pode esquecer ou até mesmo perder como senhas e códigos”, explica João Pedro Paro Neto, presidente da operadora de cartões.

Leia também: Após chegar ao menor nível da história, Selic pode ter novo corte em fevereiro

Para o CEO da Dafiti, Phillip Povel, a escolha para integrar o projeto de autenticação por reconhecimento facial e leitura de impressões digitais reforça o caráter "smartfashion" da loja, unindo moda, tecnologia e inovação.  “Cada vez mais queremos que nossos clientes tenham acesso a recursos que facilitem sua experiência de compra no e-commerce, trazendo ainda mais comodidade e primando sempre pela segurança do processo”, destaca.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!