Brasil Econômico

O governo da Venezuela  pretende desenvolver uma nova forma de moeda digital, respaldada por reservas de petróleo e outros minerais, para enfrentar o colapso da economia do país. A criptomoeda venezuelana, batizada de "El Petro", foi anunciada pelo presidente, Nicolas Maduro, durante uma transmissão realizada no último domingo (3).

Leia também: Bitcoin bate recorde histórico e se torna uma das 30 maiores moedas do mundo

As sanções dos Estados Unidos tornaram muito difícil para os cidadãos venezuelanos transferir fundos através de bancos internacionais. Ao mesmo tempo, a queda do bolívar em relação ao dólar torna as compras online de revendedores estrangeiros substancialmente caras. Os controles cambiais do país levaram muitos consumidores experientes a recorrerem ao bitcoin , mas as autoridades desejam oferecer uma moeda digital alternativa apoiada pelo governo.

A moeda digital venezuelana parece estar pronta para ter um efeito sem precedentes sobre o país
Marcelo Garcia / Venezuelan Presidency / AFP
A moeda digital venezuelana parece estar pronta para ter um efeito sem precedentes sobre o país

Leia também: Google admite que rastreia localização de usuário mesmo com GPS desligado

Você viu?

O plano, no entanto, foi criticado pela oposição de Maduro – não menos importante porque não foram anunciados detalhes de como a criptomoeda venezuelana será estabelecida. "Maduro é um palhaço", disse o economista e legislador, Angel Alvarado, em entrevista à agência de notícias britânica, Reuters. "Isso não tem credibilidade".

Moeda digital em ascensão

Com seu valor cada vez maior, o bitcoin tem passado por um ano próspero. Também estamos assistindo várias entidades empregarem o  blockchain , tecnologia que sustenta as moedas digitais, para fins práticos. Em Cingapura, por exemplo, está sendo testado um sistema que usa blockchain como forma de pagamento dos trabalhadores migrantes que não podem abrir uma conta bancária para acessar seus ganhos.

As companhias aéreas estão investigando como um registro digital pode melhorar seus esforços para realizar manutenção e reparar sua frota. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está oferecendo diplomas universitários que são auxiliados por blockchain.

Leia também: Veja como uma identificação digital pode facilitar a gestão da sua identidade

A moeda digital venezuelana parece estar pronta para ter um efeito sem precedentes sobre a sociedade em geral nos próximos anos. No entanto, a tecnologia que fez a adesão ao bitcoin prosperar pode ser apenas tão impactante quanto no longo prazo. Restam poucas dúvidas sobre o potencial da blockchain – mas sua capacidade de fazer algo como salvar a economia da Venezuela será vista na prática.

* Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!