Cheques tem novas regras para compensação, informou nesta segunda-feira o Banco Central
Marcos Santos/ USP IMAGENS
Cheques tem novas regras para compensação, informou nesta segunda-feira o Banco Central


O Banco Central (BC) mudou as regras para a compensação de cheques no País. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (27) e a partir de agora, a compensação será feita em um dia útil, sendo cheques em qualquer valor.

Leia também: Black Friday faz comércio eletrônico faturar R$ 2,1 bilhões, diz pesquisa

Atualmente o prazo de compensação é de dois dias úteis e foi informado pelo Banco Central que os bancos e a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) terão 180 dias para se adequar à nova sistemática. "As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os vários instrumentos de pagamentos, tornando-os mais seguros e eficientes para o usuário", acrescentou a instituição em comunicado.

O BC enfatizou que a tecnologia atual das instituições financeiras no processamento de dados é capaz de realizar a transação de forma mais ágil, e enfatizou que de março de 2005 até outubro de 2017, o número de cheques a circular mensamente teve queda significativa em todo o País. Passou de170 milhões em 2005 para 42 milhões este ano.

“A unificação da compensação, atualmente segregada por faixas de valores, permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema, em linha com a agenda BC+ [medidas para tornar o crédito mais barato, aumentar a educação financeira, modernizar a legislação e tornar o sistema financeiro mais eficiente]”.

Você viu?

Leia também: Confiança e custo da construção avançam em novembro, mostra FGV

Dados

Balanço feito pela Boa Vista SCPC identificou que no mês de outubro houve queda de 0,76 ponto percentual (p.p.) no número de cheques que foram devolvidos, sendo considerada a segunda devolução por falta de fundos.

Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível foi de 1,75%) devido ao aumento de 8,5% para os cheques movimentados e menor crescimento dos cheques devolvidos, de 5,3%.

Futuro

A medida também entende que nos dias atuais, outras formas de pagamentos se sobressaem frente aos cheques. O parcelamento de compras no cartão de crédito tomou o espaço do papel há alguns anos.

Outro fator que colaborou para o uso menor dos cheques é a possibilidade de o consumidor pagar suas compras à vista e em dinheiro e ter desconto no valor final da compra, que foi autorizado pelo Banco Central no meio deste ano. 

Leia também: Startup desenvolve cartão que converte criptomoedas em Libras na hora da compra

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!