Brasil Econômico

O transporte aéreo de passageiros voltou a crescer em outubro. De acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o setor registrou aumento de 7,8% em relação ao mês de outubro do ano passado. A pesquisa, medida em passageiros-quilômetros transportados em voos domésticos, aponta que 7,8 milhões de pessoas viajaram no período.

Leia também: Brasileiro é alvo de uma tentativa de fraude a cada 16 segundos, diz pesquisa

O resultado representa a oita alta seguida em 2017. Na oferta assentos-quilômetros ofertados, a Anac informa que a expansão em outubro fo de 2,5%. No acumulado para os dez primeiros meses do ano, a demanda cresceu 2,7% e a oferta cresceu 1%. Ainda segundo o estudo, Gol e Latam lideram o mercado, com 35,9% e 33,3% do participação no mercado doméstico, respectivamente.

Segundo levantamento da Anac, mercado doméstico é liderado por Gol e Latam, com 35,9% e 33,3% de participação
Antonio Cruz/Agência Brasil
Segundo levantamento da Anac, mercado doméstico é liderado por Gol e Latam, com 35,9% e 33,3% de participação

Leia também: Petrobras protocola documentação para ofertar ações da BR Distribuidora

Você viu?

Em seguida, estão a Azul, com 16,7% do mercado, e a Avianca, com 13,6%. Os dados aponta, ainda, que a taxa de aproveitamento de assentos nos voos domésticos foi de 83,3% em outrubo. O número equivale a uma alta de 5,2% na comparação com igual período de 2016. De acordo com a agência, este é o terceiro aumento seguido e o maior nível registrado para outubro em toda a série histórica, iniciada em 2000.

O aproveitamento nos dez primeiros meses de 2017 é de 81,2%, com variação positiva de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mercado internacional

Na procura por voos internacionais, as companhias com operação no Brasil registraram crescimento de 6,2% em relação a setembro. Segundo o levantamento, este foi o 13º mês seguido de alta no indicador. Na comparação com outubro do ano passado, a alta é de 8,2%. De acordo com a Anac, o acumulado entre janeiro e outubro indica crescimento de 12,8%.

Ao mesmo tempo, a oferta apresentou variação positiva de 10,6% em outubro em relação ao mesmo mês de 2017. No mês, foram transportados 707 mil passageiros, recorde para o mês na série histórica, iniciada em 2000. No período, a participação no mercado internacional, considerando as companhias brasileiras, foi liderada pela Latam, com 71,1% de participação. Em seguida, estão a Azul (12,3%), Gol (10,3%), e Avianca (6,4%).

Leia também: TST condena empregador doméstico por tratamento ofensivo a babá

O indicador sobre a taxa de aproveitamento dos assentos em aeronaves durante voos internacionais ficou em 85,5% em outubro. O resultado representa uma redução de 1,8% em relação a outubro de 2016. Segundo o levantamento da Anac, esta foi a terceira baixa consecutiva do indicador.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!