Brasil Econômico

O Google e a Waymo – empresa de desenvolvimento tecnologia para carros autônomos - querem que sua frota de veículos autônomos atue sem entrada humana, renunciando ao recurso de piloto automático encontrado em muitos outros carros de empresas, como a Tesla. No FAQ (canal de perguntas mais frequentes) da Waymo, a empresa notou como a maioria dos acidentes de tráfego é causada por erro humano – algo que pode ser resolvido fazendo carros totalmente auto-dirigíveis.

Leia também: Simulação: dispositivo promete interação entre vivos e mortos; veja como

Google e a Waymo decidiram se afastar dos recursos do piloto automático em 2013
Divulgação/Waymo
Google e a Waymo decidiram se afastar dos recursos do piloto automático em 2013

Caso você já tenha visto um dos protótipos de carros da Waymo, talvez tenha notado que ele não tem um volante – isso faz parte do design, já que ele joga no desejo da empresa de carros que não precisam de pessoas que operam a roda. Esta não foi uma mudança repentina que aconteceu recentemente, também. O Google e a Waymo decidiram se afastar dos recursos do piloto automático em 2013, depois de observar o que as pessoas faziam quando não tinham mais que manter seus olhos na estrada.

Como relatado pela Reuters, o CEO da Waymo, John Krafcik, revelou durante um evento da da empresa que os testes iniciais de 2013 mostraram que os passageiros até cochilaram, passaram maquiagem e mexeram nos smartphones enquanto o carro era conduzido à 90km/h.

“O que encontramos foi bastante assustador”, disse Krafcik. “É difícil assumir o controle porque eles perderam a consciência contextual”.

Leia também: Cofundador da Apple diz que Bitcoin é melhor que o ouro, entenda

Você viu?

Dos semi-autônomos para os totalmente auto-dirigíveis

À medida que o desenvolvimento avança, Krafcik prevê um cenário no qual um carro vazio vem busca-lo
Divulgação/Waymo
À medida que o desenvolvimento avança, Krafcik prevê um cenário no qual um carro vazio vem busca-lo


Os recursos do piloto automático normalmente exigem que a pessoa atrás do volante se encarregue de situações mais difíceis para as quais a tecnologia auto-dirigida não está preparada. Outros sistemas também podem exigir que a pessoa toque o volante após uma certa quantidade de tempo para informar o veículo sobre o nível da sua consciência ou atenção.

Waymo planejou fazer o mesmo com sua frota de veículos, mas deslocou o foco para longe de tais características, observando como a presença de piloto automático poderia permitir que as pessoas ignorassem a estrada e não estivessem preparadas para conduzir o volante se a situação o exigisse. Isso incluiu um sistema no qual o motorista seria solicitado a assumir o controle depois do disparo de um alarme, além de permitir que o motorista passe o controle para o carro e vice-versa.

Atualmente, os carros auto-dirigíveis da Waymo possuem dois botões para o controle do motorista: um para começar um passeio e outro para puxar o carro na próxima oportunidade possível. À medida que o desenvolvimento avança, Krafcik prevê um cenário no qual um carro vazio vem buscá-lo.

"No modo nível quatro, você pode imaginar um carro completamente vazio vindo para onde você está, você abre a porta, pula no banco de trás e pode levá-lo – relaxado e feliz, talvez tenha Wi-Fi – onde quer que esteja você quer ir”, disse Krafcik ao The Verge. “Isso é o que estamos nos esforçando todos os dias”.

Waymo anunciou na semana passada que começaria a testar seus carros auto-dirigíveis em Michigan e espera lançar seu próprio serviço de compartilhamento de viagens nos próximos meses. A empresa também está explorando a possibilidade de incorporar sua tecnologia em caminhões - outra ocupação atormentada pelos acidentes. E você, pretende andar em um auto-dirigível do Google?

Leia também: Veja sete dicas para tornar a reunião mais produtiva e rápida

*Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!