Blairo Maggi acredita que mercado de carne in natura pode ter melhor desempenho a partir do próximo ano
Agência Brasil
Blairo Maggi acredita que mercado de carne in natura pode ter melhor desempenho a partir do próximo ano

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi , defendeu nesta terça-feira (26) a expansão das importações brasileiras no setor agrícola, mesmo em áreas exportadoras, como meio de conquistar mais clientes no mercado globalizado. Essa estratégia é adotada pela China que, mesmo sendo o maior importador de alimentos do mundo, é o maior país agrícola, observou o ministro.

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A Polônia foi citada pelo ministro como exemplo de parcerias. Ele disse que o país tem demonstrado interesse em vender carne suína para o Brasil. Se eles tiverem condições de atender as exigências, vamos liberar”, afirmou o ministro. A produção brasileira de suínos está em torno de 3,7 milhões de toneladas, mas, conforme o ministro, as exportações do mercado ainda enfrentam restrições fitossanitárias.

Ainda de acordo com Maggi, as vendas externas de carne in natura poderão ter melhor desempenho a partir do próximo ano, pois está prevista para abril de 2018, a conquista da certificação livre de aftosa com vacinação para o produto.

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Crescimento da economia

A previsão de uma supersafra estimada em mais de 240 milhões de toneladas de grãos também foi destacada pelo ministro. Entre os benefícios da boa colheita, apontou o retorno aos investimentos dos criadores de suínos, lembrando que os preços de um dos principais itens de engorda destes animais, o milho, baixaram de preços em relação ao ano passado.

Para Maggi, nada impedirá a economia brasileira de seguir adiante na retomada do crescimento, nem mesmo a nova denúncia contra o presidente Michel Temer encaminhada pela Procuradoria-Geral da República à Câmara dos Deputados por crime de obstrução à Justiça e organização criminosa. “Vamos decolar na economia brasileira”, disse o ministro, acreditando no descolamento das ações do mercado do andamento das questões políticas.

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Os produtores de suínos estão em campanha para aumentar as vendas ao mercado interno e, para isso, iniciaram ações de esclarecimento aos consumidores quanto aos aspectos nutricionais, de qualidade e saudabilidade da carne suína como proteína, atingindo 589 pontos do comércio varejista 18 estados.

*Com informações da Agência Brasil

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