Brasil Econômico

ANS suspende a venda de 41 planos de saúde no segundo trimestre do ano
iStock
ANS suspende a venda de 41 planos de saúde no segundo trimestre do ano

A Agência Nacional de Saúde Suplementar ( ANS ) suspendeu, a partir desta sexta-feira (8), a comercialização de 41 planos de saúde de 10 operadoras. A ação foi impulsionada pelo aumento de reclamações referentes a cobertura assistencial no segundo trimestre deste ano, e faz parte do acompanhamento periódico da Agência pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.

Leia também: Companhia aérea é condenada por uso de detector de mentiras em processo seletivo

"A suspensão dos planos de saúde é uma ação preventiva e perdura até a divulgação do próximo ciclo. Para voltar a comercializar esses planos para novos clientes, as operadoras precisam antes resolver os problemas assistenciais. Com isso, buscamos incentivar as empresas a melhorar o acesso do cidadão aos serviços contratados”, afirmou a diretora de Normas de Habilitação de Produtos da ANS, Karla Coelho.

Mais de 175 mil beneficiários dos planos suspensos neste período estão protegidos pela medida e continuam a ter assistência regular. As operadoras que negarem tal cobertura estão sujeitas a multas.

Em contrapartida, 33 planos de 13 operadoras conseguiram melhorar as demandas de atendimento e estão sendo reativados. "Esses planos demonstraram à ANS que houve melhoria na assistência, por isso estão sendo liberados para comercialização para novos clientes", ressaltou Karla.  

Vale lembrar que no segundo trimestre deste ano, entre o primeiro dia de abril ao 30º dia de junho, a ANS recebeu mais de 15 mil reclamações relacionadas ao atendimento. Desse total, 13,4 mil foram consideradas pelo Programa de Monitoramento da Garantia ao Atendimento.

Leia também: Conheça os gatilhos mentais do consumidor e saiba como aumentar suas vendas

Foram excluídas as queixas de operadoras que apresentam carência, que estão em portabilidade de liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de carteira, com a não comercialização dos planos por conta do processo de saída da empresa do mercado.

No período, 91% das reivindicações foram resolvidas pela ANS através da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), o que permitiu que as demandas dos consumidores fossem atendidas com rapidez.  

Informações detalhadas

Os beneficiários podem consultar informações do programa de monitoramento por operadora, para averiguação de histórico das empresas que tiveram os planos de saúde suspensos ou reativados. Para que o consumidor possa comparar os serviços , as melhorias e as pioras, a ANS disponibiliza um panorama geral com a situação de todas as operadoras em seu site .

Leia também: Receita libera nesta sexta-feira consulta ao quarto lote de restituição do IR

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!