A produção de veículos em agosto registrou o melhor resultado desde novembro de 2014. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ( Anfavea ), o setor automobilístico produziu 260.349 unidades no mês passado. O número representa um crescimento de 45,7% em relação a agosto de 2016. Na comparação com julho, o crescimento foi de 15,4%, e no acumulado do ano, para 25,5%.

Leia também: Varejo paulista perderá R$ 2,3 bilhões no segundo semestre devido a feriados

"Estamos vendo sinais de crescimento da indústria como um todo", disse Antônio Megale, presidente da Anfavea. Em agosto, a venda de veículos subiu 17,2% na comparação com julho. No período, foram comercializadas 216.534 unidades contra 184.815 do mês anterior. Em relação a agosto do ano passado, as vendas também cresceram. Segundo o levantamento, a alta foi de 17,8%. No acumulado do ano, a elevação está em 5,3%.

De acordo com pesquisa, venda de veículos cresceu 17,2% na comparação com o mês de julho
Reprodução/Facebook Chery
De acordo com pesquisa, venda de veículos cresceu 17,2% na comparação com o mês de julho

Leia também: Indústria tem alta de produção em sete dos 14 locais de pesquisa, diz IBGE

As vendas para o exterior também registraram números positivos para o setor. Em agosto, foram exportadas 66.582 unidades. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 61,7%, e em relação a julho, a alta foi de 1,6%. No acumulado para os primeiros oito meses do ano, foi registada alta de 56,1%, recorde entre os resultados da entidade, segundo Megale.

"O crescimento extraordinário mostra os esforços das empresas com a busca de mercado, o aperfeiçoamento dos acordos de comerciais com outros países. O setor tem mostrado que tem papel importantíssimo dentro da produção. Mesmo com a recuperação do mercado interno, a gente espera que continue com os patamares importantes de exportação", declarou o presidente da entidade.

Empregos no setor automobilístico

Durante agosto, foram abertas 1.107 vagas de emprego no setor automobilístico. Atualmente, existem 2.888 funcionários afastados por meio do Programa Seguro Emprego e 3.432 em layoff , isto é, em suspensão temporária do contrato de trabalho. Os números do período mostram que os funcionários afastados caíram pela metade. "Foi bastante positivo, isso significa que estão todos voltando a produzir. Se [o setor] continuar reagindo de forma positiva, vamos ver esses números reduzindo até chegar a zero", disse. 

Na visão do presidente da Anfavea, o PSE deveria ser utilizado de forma mais abrangente, já que, com o layoff, o empregador precisa respeitar o tempo de afastamento determinado por contrato. "O layoff é mais complexo. O PSE deveria ser perene, definitivo, pois permite que as indústrias façam suas adaptações em momentos de dificuldade", afirmou. O levantamento da entidade também analisou as expectativas para os próximos meses.

Leia também: Preço da cesta básica registra queda em 21 capitais em agosto, diz Dieese

As projeções de resultados ao final do ano foram revistas diante dos resultados positivos apresentados em agosto. A expectativa de crescimento nas vendas de veículos subiu de 4% para 7,3%. Enquanto isso, a estimativa de alta de produção passou de 21,5% para 25,2% e a de exportação de 35,6% para 43,3%.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!