Cade acredita que compra da Votorantim poderia estimular formação de cartel no mercado nacional de aços
Divulgação
Cade acredita que compra da Votorantim poderia estimular formação de cartel no mercado nacional de aços

A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou nesta terça-feira (5) a rejeição da compra da divisão de siderurgia do Grupo Votorantim pela empresa belgo-indiana ArcelorMittal . O caso ainda será julgado pelo plenário do órgão.

Leia também: Rio de Janeiro deve fazer ajuste fiscal de R$ 63 bilhões até 2020

De acordo com o parecer emitido, os técnicos do Cade entendem que a compra da Votorantim afeta os mercados nacionais de diversos produtos de aço, como insumos para siderúrgicas, vergalhões, treliças de arame e compra de sucata. De acordo com o Cade, a fusão das duas das três principais fornecedoras de aços longos comuns do país eliminaria um competidor relevante em um segmento onde as três maiores empresas detêm mais de 80% da oferta do mercado.

Além disso, o parecer ainda ressaltou ainda que a dimininuição da demanda de aço decorrente da atual crise econômica elevou a capacidade ociosa das empresas já consolidadas, tornando improvável a entrada de novos concorrentes após a fusão.

Leia também: Petrobras anuncia aumento de 12,2% no botijão de gás

Segundo a Superintendência do Cade , há indícios robustos de que a operação acarretaria aumento da probabilidade de conluio nos mercados analisados, estimulando a formação de cartel no mercado nacional de aços. Eles também constataram que a operação aumentaria o poder da nova empresa para reduzir o preço da compra de sucata na Região Sudeste, prejudicando as empresas de pequeno porte que fornecem o produto para as siderúrgicas.

Por meio de petições e ofícios enviados ao Cade durante a análise do ato de concentração, a ArcelorMittal informou que dispõe de estudos técnicos que indicam que a compra não resultará em aumento de concentração de mercado. A empresa informou que o mercado de sucatas deve ser analisado nacionalmente, não apenas no Sudeste.

Leia também: Preço da cesta básica registra queda em 21 capitais em agosto, diz Dieese

Sobre o grupo

A Votorantim é uma multinacional brasileira, considerada como um dos principais conglomerados empresariais do País. A atuação do grupo se dá em setores muito variados. Além da siderurgia, também são realizados trabalhos nas áreas de celulose, cimento, financeira, energia e até mesmo na produção de suco de laranja.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!