Brasil Econômico

Para Sergio Canavero, “Frankstein” é uma inspiração científica. O neurocirurgião italiano disse ao site de notícias Business Insider que o romance clássico de Mary Shelley o convenceu que ele poderia completar o primeiro transplante completo de corpo do mundo. Canavero afirma que irá completar o procedimento em um humano já no próximo outono na China.

“Muitas grandes ideias científicas nascem de insights loucos que acabaram por estar corretos, de modo que não podemos fechar a cabeça completamente para isso, mas tem que haver algum aspecto mecanicista, o que não estou vendo neste caso”, disse Brownstone.
CNS Neuroscience and Therapeutics/futurism
“Muitas grandes ideias científicas nascem de insights loucos que acabaram por estar corretos, de modo que não podemos fechar a cabeça completamente para isso, mas tem que haver algum aspecto mecanicista, o que não estou vendo neste caso”, disse Brownstone.

Leia também: Regulamentação da publicidade infantil faz anunciantes perderem 13% em vendas

Não apenas a obra “ Frankstein ” revelou uma peça faltante em seu plano para trocar as cabeças de dois humanos. Canavero disse que há justificativas para o procedimento perigoso.

Assim como o personagem Doutor Victor Frankstein descobriu a forma de dar vida à matéria inanimada, Canavero pretende enganar a morte. O cirurgião prevê um futuro em que pessoas saudáveis ​​possam optar por transplantes de corpo inteiro como um meio de viver por mais tempo, eventualmente colocando suas cabeças em corpos clones.

“Estou na extensão da vida”, disse ele recentemente ao Business Insider. “E extensão da vida é o rompimento da parede entre a vida e a morte”. De fato, Canavero confirmou estar fazendo o procedimento e que sua intenção é “criar a experiência de quase morte – na verdade, uma experiência de morte completa – e ver o que vem a seguir”.

Heaven

Como Canavero explicou, o transplante de corpo inteiro envolve entrar na medula espinal com uma lesão na coluna, e cortar os segmentos acidentados do cordão. O cabo do doador seria cortado para substituir perfeitamente a parte faltante na pessoa ferida, e então os dois tocos saudáveis ​​seriam fundidos.

Canavero planeja conectar os cabos usando polietilenoglicol (PEG), uma ferramenta de laboratório comum usada para encorajar as células a se fundirem. O neurocirurgião italiano simplesmente se refere à substância como "cola".

Ele afirmou que irá completar em breve o procedimento de transplante com duas pessoas – um cidadão chinês anônimo e um doador de órgãos que teve morte cerebral. A cabeça do primeiro será anexada ao corpo do último. O procedimento completo é chamado de "Heaven" (paraíso, em tradução livre), insuficiente para o risco de anastomose – comunicação entre dois canais qualquer - de cabeça.

Canavero disse que tem estudado o conceito de transplante de corpo inteiro mais de uma década antes de pegar o livro de Mary Shelley.  Após a leitura, ele disse que percebeu que seu procedimento planejado não tinha um componente crítico: a eletricidade.

O cirurgião não elaborou o papel que a eletricidade irá ter na operação, contudo James FitzGerald, um consultor de neurocirurgia da Universidade de Oxford, disse à Business Insider que PEG pode ser emparelhado com "grandes impulsos de eletricidade" para encorajar as fibras na fusão. Ainda assim, FitzGerald sustenta que os planos de Canavero de usá-lo para fundir duas cordas espinhais na verdade não são realistas. “É muito para um pulo”, disse FitzGerald.

Já Canavero não concorda com o colega. “A eletricidade tem o poder de acelerar o rebrota – a fase do renascimento”, disse.

Canavero não está perseguindo essa façanha médica sem precedentes parar curar pessoas com lesões e reais riscos de vida, apesar do fato de que as lesões da medula espinhal afetarem mais de 12 mil estadunidenses todos os anos. Em vez disso, ele quer que a operação sirva como um jeito de explorar suas próprias inquietações sobre a vida, a morte, e a consciência humana (embora ele diga que "seria um desperdício" não utilizar a técnica para ajudar também os pacientes feridos).

“Eu não sou religioso, mas não acredito que a consciência possa ser criada a partir do cérebro. O cérebro é um filtro”, disse ele acrescentando que a palavra anastomose combina as raízes gregas "ana", que significa colocar e "estoma", ou boca. “Como um beijo”, ele disse.

“Temos muitos dados para confirmar isso nos ratos, e em breve você verá essas informações com base nos cachorros”, disse Canavero
shutterstock
“Temos muitos dados para confirmar isso nos ratos, e em breve você verá essas informações com base nos cachorros”, disse Canavero

Leia também: Facebook vai inagurar escola de inovação e empreendedorismo em São Paulo

“Eu simplesmente não acho que ele tenha feito ciência”

A evidência de Canavero de que o procedimento funcionará repousa sobre um punhado de experimentos com animais que muitos especialistas dizem que não eram satisfatórios cientificamente.

No primeiro desses experimentos, Canavero afirma que cortou e reconectou a medula espinhal de um cachorro. Menos de um ano depois, ele publicou um papel detalhando como ele criou uma série de roedores de duas cabeças. Em junho de 2017, o cirurgião disse que cortou a medula espinhal de um grupo de ratos e depois voltou a colocá-los usando o polietilenoglicol.

O neurocirurgião italiano disse que esses ensaios são a prova de que ele e sua equipe descobriram o que pode ser considerado o "Santo Graal" da pesquisa da medula espinhal: a fusão. “Temos muitos dados para confirmar isso nos ratos, e em breve você verá essas informações com base nos cachorros”, disse ele.

Contudo, muitos especialistas não compram sua ideia, justamente citando a falta de evidências – provas científicas. E é importante ter em mente que o destino do homem chinês que estará envolvido no primeiro procedimento está na balança.

“Eu simplesmente não acho que os relatórios de juntar cordas espinhais juntos são credíveis”, disse James FitzGerald.

O professor de neurocirurgia e membro de confiança de neurocirurgia da Universidade de Londres, Robert Brownstone concorda. “Muitas grandes ideias científicas nascem de insights loucos que acabaram por estar corretos, de modo que não podemos fechar a cabeça completamente para isso (projeto de Canavero), mas tem que haver algum aspecto mecanicista, o que não estou vendo neste caso”, disse Brownstone.

Outros, incluindo o professor de neurocirurgia, John Pickard, da Universidade de Cambridge, sugeriram que às revistas que os estudos de Canavero fossem publicados com bandeira vermelha. “Eu simplesmente não acho que ele tenha feito ciência”, disse Pickard.

E você, o que acha do projeto de Canavero? Por acaso é muito Fransktein?

Leia também: Pesquisadores chegam à teoria de como as luzes se formaram após Big Bang

*Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!