Brasil Econômico

Bovespa registra queda de 0,01% nesta segunda-feira, aos 71.916 pontos
shutterstock
Bovespa registra queda de 0,01% nesta segunda-feira, aos 71.916 pontos

Nesta segunda-feira (4), o Índice da Bovespa (Ibovespa) começou a semana com uma leve queda de 0,01%, aos 71.916 pontos.  Entre as ações mais negociadas do pregão , estão: Usiminas, com avanço de 4,47%, a Ambev, com acréscimo de 0,05% e a Vale, com queda de 0,20%. Entre os principais altas estão às ações da JBS, com 1,39% e da Gerdau, com 3,02%. Por outro lado, a Rumo S.A e a Kroto, foram apontadas como as maiores baixas, com recuos de respectivamente, 2,22% e 1,39%.

Leia também: Banco Central: economistas elevam projeção do crescimento do PIB para 0,5%

Em contrapartida, no primeiro dia de setembro, a Bovespa apresentou resultados otimistas. Na sexta-feira (1), a bolsa paulista encerrou a semana com alta de 1,54%, aos 71.933 pontos. Mesmo abaixo das máximas do dia,  influenciado por um cenário externo favorável, com números melhores para a economia nacional, o Ibovespa ultrapassou pela manhã a barreira dos 72 mil pontos, o que não acontecia desde novembro 2010, quando registrou 72.657 pontos. Houve ainda acréscimo acumulado de 1,2% na semana.

Contexto e destaques

No mesmo dia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um levantamento que evidenciou um crescimento de 0,2% na economia do País, no segundo trimestre frente o período de janeiro a março. Com isso, pôde-se ter conhecimento sobre uma recuperação no consumo das famílias brasileiras.

Já nos Estados Unidos, houve uma diminuição na criação de vagas de emprego, com o mantimento do banco central norte-americano no ritmo gradual na elevação de juros. Em julho, foi contabilizada a abertura de 156 mil postos de trabalho, ante a expectativa de 180 mil vagas em agosto.

Leia também: Carreira: maternidade significa desemprego para milhares de mulheres

O exterior também influenciou positivamente a B3 com a exposição de informações sobre a atividade industrial na China, com a impulsão dos contratos futuros do minério de ferro e do aço.

As siderúrgicas foram os destaques do pregão de sexta, principalmente as ações da Usiminas, que subiram mais de 10%.  As ações preferenciais (PN) da Gerdau cresceram 6,24% e as ordinárias (ON) da CSN avançaram 6,67%. A Vale ON também obteve acréscimo, com alta de 1,68%. Por outro lado, houve queda de 0,35% nas ações da JBS.

Nova carteira

Nesta segunda (4), a Bovespa divulgou a nova carteira teórica do Ibovespa, válida até 28 de dezembro e baseada no fechamento da última sexta-feira (1). Com os ajustes, atualmente o índice é composto por 59 ações de 56 empresas, com a integração da unit da Taesa. Os cinco ativos que obtiveram maior peso na composição do índice foram: Itaú Unibanco PN, com 10,846%, Vale ON, com 9,040%, Bradesco PN, com 8,485%, Ambev S/A ON, com 7,039% e Petrobras PN, com 4,883%.

Leia também: Sócio de restaurante dá a melhor resposta após post preconceituoso de cliente

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!