O governo federal lançou nesta quarta-feira (23) um programa para agilizar a concessão de crédito para capital de giro de micro, pequenas e médias empresas. Com ele, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá acrescentar cerca de R$ 20 bilhões em novos financiamentos até agosto de 2018. Por meio do BNDES Giro, os microempresários poderão solicitar crédito por meio de uma plataforma digital.

Leia também: Prazo de adesão ao novo Refis pode ser prorrogado até o fim de outubro

De forma instantânea, o sistema do BNDES informa se o pedido foi aprovado, isto é, se o empreendedor poderá receber os recursos pretendidos. Se a resposta foi positiva, o recurso estará disponível na conta da empresa em um prazo de 24 horas. De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o prazo para a transferência das quantias pode chegar a 60 dias, atualmente. Segundo ele, houve redução na taxa de juros para concessão de crédito.

Para o presidente Michel Temer, BNDES Giro ajudará às micro e pequenas empresas a continuarem empregando
Antonio Cruz/Agência Brasil - 23.8.17
Para o presidente Michel Temer, BNDES Giro ajudará às micro e pequenas empresas a continuarem empregando

Leia também: Indústria da construção está menos pessimista, aponta CNI

Você viu?

O índice passou de 2,1% para 1,5%. No caso de micro e pequenas empresas, será cobrado a Taxa de Juros de Longo Prazo mais 1,5%. No caso de médias empresas, fica estabelecido 50% da TJLP, mais 50% da Selic e 1,5%. Os agentes financeiros, ou seja, os bancos ainda acrescentam o custo do risco de crédito.

Em seu discurso, o presidente Michel Temer ressaltou a importância do banco para o desenvolvimento econômico e social no país. "Quando se volta para as micro, pequenas e médias empresas, estamos pensando no social, tendo como objetivo central o combate ao desemprego", disse. Para Temer, essas empresas são "campeãs do emprego e do desenvolvimento do país e têm presença importante no comércio, na indústria e nos serviços.

Entre as diretrizes do BNDES Giro , estão o aumento de volume de recursos, a redução do custo do dinheiro e a redução do tempo para a liberação do crédito. O programa passa a integrar o sistema de aprovação automática do banco, chamado de BNDES Online. A plataforma conecta processos automatizados de bancos à estatal, fazendo com que as operações tenham mais eficiência, celeridade e segurança.

Leia também: Descubra qual a importância das auditorias trabalhistas e como realizá-las

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!