Brasil Econômico

À medida que a automação se torna cada vez mais arraigada na tecnologia cotidiana, é provável que vejamos robôs assumindo todos os tipos de empregos anteriormente ocupados por seres humanos. O que provavelmente deixará muitas pessoas, previamente qualificadas, fora do trabalho. A Renda Básica Universal (RBU) é muitas vezes provida como uma solução para esse problema, e a ideia está crescendo entre as mentes do Vale do Silício .

Leia também: Negócios: política global é o que mais tem influenciado as decisões dos CEOs

CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, mostrou recentemente seu apoio à causa. Bill Gates também expressou interesse pela Renda Básica Universal
undefined
CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, mostrou recentemente seu apoio à causa. Bill Gates também expressou interesse pela Renda Básica Universal


 O co-fundador do Flickr e Slack, Stewart Butterfield, é o último bilionário da tecnologia a se declarar a favor da Renda Básica Universal .

“Não precisa ser muito, mas só de dar às pessoas uma rede de segurança pequena destrava uma grande quantidade de empreendedorismo”, disse Butterfield no Twitter . Sua posição é resultado de recentes comentários feitos por Richard Branson, preocupado com o potencial da RBU de encorajar as pessoas a iniciarem seus próprios negócios e projetos independentes.

Leia também: Conheça a tecnologia que pode trazer a imortalidade aos humanos até 2045

Você viu?

Linha de raciocínio

O CEO do Facebook , Mark Zuckerberg, mostrou recentemente seu apoio à causa. Bill Gates também expressou interesse pela política, entretanto ele acredita que ainda não estamos preparados para fazer esse salto.


Claro, há também vozes dissidentes. O dono e o presidente da AXS TV, Dallas Mavericks e Mark Cuban, acreditam que a RBU pode ser uma das piores respostas possíveis para a falta de trabalho remunerado causado pela automação e pelo desenvolvimento tecnológico pelo mundo.

Leia também: Útero artificial pode permitir processo onde bebês crescem fora do corpo

A grande questão sobre a RBU é da onde viria o dinheiro para o pagamento do valor. Alguns argumentam que taxar os robôs é o caminho a seguir, enquanto outros pensam que as práticas de bem-estar atuais poderiam ser reformadas com sucesso para se adaptarem a uma nova paisagem. Sem dúvida, levaria muito trabalho para que Renda Básica Universal funcionasse em larga escala - mas, se fosse, tem o potencial de mudar muitas vidas para melhor.

*Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!