Investidores permanecem cautelosos com seus investimentos na Bovespa, aguardando novidades  sobre o cenário político
iStock
Investidores permanecem cautelosos com seus investimentos na Bovespa, aguardando novidades sobre o cenário político

O Índice da Bovespa (Ibovespa) começou a semana com um tímido acréscimo, nesta segunda-feira (21). Impulsionado pelas ações da Vale e com o comportamento mais cauteloso por parte dos investidores, o momento é de espera sobre mais novidades acerca do cenário político brasileiro.

Leia também: Ministro diz que são falsas notícias de que salário mínimo será reduzido; veja

Por volta das 11h35, a Bovespa operava em alta de 0,24%, aos 68.877 pontos. O início do pregão, marcado pelo vencimento de opções sobre ações, sinalizou uma maior volatilidade nos negócios, impactando positivamente a cotação.

Cenário atual

No Brasil, o pregão prosseguiu com o comunicado de que o mercado financeiro elevou pela quinta semana consecutiva a projeção para a inflação neste ano. Agora, o cálculo para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou de 3,50% para 3,51%. A estimativa é do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) todas as semanas, com projeções para os principais indicadores econômicos.

Já o refinanciamento de débitos tributários (Refis), a reoneração da folha de pagamento de entidades e a elevação da contribuição previdenciária de funcionários públicos fazem parte das propostas que o governo de Michel Temer tenta emplacar no Congresso Nacional.

Você viu?

Leia também: Economistas elevam estimativa para inflação pela quinta vez, diz Banco Central

Nesta semana, também há a espera da votação em comissão especial da proposta da Taxa de Longo Prazo (TLP) para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em relação ao exterior, os investidores aguardam o evento que ocorrerá em Jackson Hole, Estados Unidos, com a presença de autoridades de bancos centrais. O mercado está atento as declarações dos membros do Federal Reserve e do Banco Central Europeu, que serão feitas na quinta-feira (24). A expectativa é que questões sobre o desempenho do processo de normalização da política monetária sejam trazidas a público.

Destaques do dia

No pregão desta segunda, a Vale apareceu entre as ações mais negociadas na Bovespa, com alta de 6,6%, avançando juntamente dos futuros do minério de ferro na China. A  Qualicorp também passou a crescer depois de anunciar o novo plano de recompensa de ações, que objetiva a aquisição de até 2,85% dos papéis em circulação no mercado. Por outro lado, a Petrobras e a Cemig aparecem entre as maiores baixas, com recuos de respectivamente, 0,93% e 1,73%.

Leia também: Cinco dicas para conciliar a carreira e um negócio próprio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!