Gravações do episódio com  Iris e Anne, que fomentam o empreendedorismo através do brechó Original Favela
Divulgação/Favela Business
Gravações do episódio com Iris e Anne, que fomentam o empreendedorismo através do brechó Original Favela

Segundo dados da consultoria Data Popular, em 2015, os negócios movimentados entre os 12,5 milhões de moradores de favelas geraram uma renda anual de R$ 68,5 bilhões - alta de 56% nos últimos 10 anos. Entretanto, ainda há dificuldades no conhecimento de negócios fomentados nesses espaços. A fim de visibilizar o empreendedorismo nas periferias um grupo de jovens pertencente a essas comunidades resolveu mostrar a riqueza escondida nesses locais.

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Usando o jornalismo e o audiovisual como principais recursos, Jeferson Delgado e Heloísa Ferreira, ambos de 19 anos, criaram o Favela Business , canal no YouTube que tem como objetivo falar e fomentar o  empreendedorismo nas periferias, seja ele voltado  para a música, moda, dança, comércio e demais atividades. 

Jeferson, idealizador do projeto, designer e estudante da escola de jornalismo ÉNÓIS, nasceu e cresceu na periferia da zona Sul de São Paulo. O olhar empreendedor sempre acompanhou o jovem, que em 2016, teve o primeiro contato com o audiovisual e com a fotografia, por conta de um projeto de música dentro da universidade onde fazia cursinho. Com a ajuda de um amigo, começou a operar os equipamentos e a se interessar cada vez mais pelo assunto.

Todo o conhecimento adquirido se transformou na ideia de criar um canal que mostrasse a vida de pessoas periféricas e negras que querem construir ou que já possuem um negócio. Com a ajuda de Heloísa, estudante de gestão de turismo que conheceu no Núcleo de Consciência Negra (NCN), localizado na Universidade de São Paulo (USP), o projeto tomou forma. Atualmente, a jovem da zona Oeste cuida da produção, edição e direção de fotografia do canal.

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“Entendemos que ter pessoas bem sucedidas dentro da própria quebrada e dar visibilidade a elas é uma forma de incentivar aqueles que também têm sonhos. Isso pode dar forças para alcançar um objetivo. Entrevistamos pessoas que enfrentaram muita dificuldade na vida, mas que hoje conseguem viver bem. A periferia é um lugar muito marginalizado, é deixada no esquecimento por governantes e só quem vive lá consegue entender. Muitos jovens deixam de estudar por falta de incentivo e a vida do crime também é bastante atrativa para alguém que não tem esperanças. Porém, divulgar trabalhos de pessoas periféricas pode ajudar a recuperá-la e a enfrentar os desafios que são impostos”, afirma Heloísa.

 Incentivo

As entrevistadas Anne e Iris, com Jeferson e Heloísa, idealizador e editora chefe do Favela Business
Divulgação/Favela Business
As entrevistadas Anne e Iris, com Jeferson e Heloísa, idealizador e editora chefe do Favela Business

O Favela Business ainda não gera lucro. Ele é mantido com o orçamento pessoal da equipe. Entretanto, houve a monetização do canal, onde passou por uma análise criada pelo próprio YouTube, entrando nos termos para que possa gerar receita com os vídeos postados na plataforma. A equipe estima que os ganhos futuros do canal o transforme no principal provedor de renda dos participantes, para que possa continuar buscando transformar a economia nas favelas a partir do incentivo e da divulgação de notícias e promoção de eventos de pequenos empreendedores, além de motivar e engajar os moradores - principal objetivo do projeto e de seus colaboradores.

“A economia e o empreendedorismo nas favelas são muito afetados pelas diversas crises que o País passa. Com as recentes reformas criadas, fica quase impossível ser bem sucedido ou se erguer diante de tantos obstáculos. Mas com o projeto em ação, passamos a receber muitas mensagens de pessoas que se sentiram representadas e motivadas, que querem muito construir o próprio empreendimento , seja em qual área for. O nosso projeto ainda não é tão grande, mas futuramente pode ter um alcance incrível. É importante mudar essa história", conclui Heloísa.

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