Os saques das contas inativas do FGTS começaram no dia 10 de março e terminam nesta segunda-feira (31)
Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil
Os saques das contas inativas do FGTS começaram no dia 10 de março e terminam nesta segunda-feira (31)

Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terminam nesta segunda-feira (31) .

O saque do benefício do FGTS inativo foi autorizado pelo governo em dezembro do ano passado e nestes últimos dias, quem perdeu o prazo –  período do saque baseado na data de aniversário – pode fazer o resgate do valor em qualquer uma das agências da Caixa Econômica.

Quem perder o prazo final só poderá usar os recursos nos casos previstos anteriormente, como a compra da casa própria, aposentadoria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou no caso de algumas doenças.

No entanto o governo lembra que, quem comprovar que estava impossibilitado de sacar no período estabelecido pelo governo – como no caso de presos e de doenças graves – poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018.

Hoje, o saque está liberado para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício, não importa a data de nascimento. Pode fazer o saque quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015.

Você viu?

Leia também: Confira 10 concursos públicos que encerram suas inscrições no mês de agosto

Em nota a Caixa ressaltou que o "prazo de saque das contas inativas " não sofreu qualquer alteração. "O prazo encerra na segunda-feira (31/07) para todos os trabalhadores, exceto os casos que serão contemplados pelo decreto”, informou o banco.

Recomendação

Para fazer o saque, o trabalhador precisa apresentar a carteira de trabalho. O documento só é obrigatório se a retirada for de mais de R$ 10 mil de uma das contas. Porém, se houver alguma falha no registro das suas informações, ele poderá ajudar a corrigir os dados do sistema. Tem direito ao saque quem pediu demissão e não teve acesso ao benefício até o dia 31 de dezembro de 2015. 

A Caixa criou em seu site uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas. O banco orienta os trabalhadores a acessar o endereço ou ligar para 0800-726-2017, para que possam saber o valor, a data e o local mais convenientes para os saques. Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas.

Leia também: Confiança do consumidor registra queda no mês de julho, aponta FGV

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!