Brasil Econômico

Os contribuintes brasileiros podem consultar a partir das 9h desta quinta-feira (8) o primeiro lote para restituição do imposto de renda 2017. Na data também estará disponível a consulta de lotes residuais do IR dos exercícios de 2008 até 2016, informou a Receita Federal (RF).

Leia também: Nascidos entre setembro e novembro poderão sacar neste sábado FGTS inativo

Restituição IR 2017: Receita abre consulta ao primeiro lote no dia 08/06
shutterstock
Restituição IR 2017: Receita abre consulta ao primeiro lote no dia 08/06


O crédito da restituição do imposto de renda será feito a partir do dia 16 de junho, na sexta-feira da semana que vem e 1.636.218 contribuintes vão receber R$ 3 bilhões. Segundo a Receita Federal, neste primeiro lote têm direito ao recebimento “os contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784, de 1999, sendo 1.527.705 contribuintes idosos e 108.513 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave”.

Consulta

A Receita Federal pede aos contribuintes que consultem para saber se a restituição do imposto de renda foi liberada neste primeiro lote. Na página da RF será disponibilizado um canal exclusivo para consulta. Para acessá-los  clique aqui.

Você viu?

Quem tiver dificuldade em fazer a consulta online pode entrar em contato com a RF pelo Receitafone, no número 146. “Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora”, informou comunicado da Receita Federal.

Leia também: Acaba dia 30 prazo para o saque do benefício do PIS/PASEP ano base de 2015

Prazo

Muitos contribuintes terão o valor da restituição do imposto de renda creditado diretamente na conta informada ao entregar a declaração do IR 2017 . Os que não informaram local para crédito do valor devem entrar em contato com o Banco do Brasil e verificar a disponibilidade do valor para o saque. O dinheiro fica parado na instituição financeira por um ano.

Passado o prazo, o contribuinte deve fazer uma requisição para que o valor volte a ser disponibilizado. Basta ele preencher o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF, no site da Receita Federal.

Os contribuintes que mesmo com direito a restituição do imposto de renda não tiverem o valor creditado em conta corrente ou disponibilizado devem procurar uma das agências do Banco do Brasil ou entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O contribuinte pode agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Leia também:Negócios: JBS vende ativos no exterior e Nextel é comprada por grupo escandinavo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!