Brasil Econômico

A produção de petróleo e gás natural teve crescimento no mês de abril, apontou a ANP
Agência Petrobras
A produção de petróleo e gás natural teve crescimento no mês de abril, apontou a ANP



Balanço divulgado nesta quinta-feira (1) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) apontou que a produção de petróleo cresceu 10,9% no mês de abril, ao se comparar com o mesmo período do ano anterior, ao somar 2,5 milhões de barris por dia no período analisado.

Leia também: Petrobras é condenada a contratar advogados aprovados em concurso público

Já a comparação com o mês anterior, ou seja, março, a produção apresentou recuo de 0,4%. A ANP divulgou também o total de gás produzido no País no mês de abril. Foi apurado que a produção foi de abril 103 milhões de metros cúbicos por dia (m³d), o que representa alta de 7,1% na comparação com abril do ano passado.

Ao se comparar a produção de gás do mês de abril com a do mês de março também houve crescimento, sendo ele na ordem de 1,2%. Com os resultados, a produção total de petróleo e de gás natural em solo brasileiro foi de 3,184 milhões de barris de óleo equivalente ao dia.

Pré-sal

Mesmo correspondendo por 47,5% da produção brasileira total de petróleo equivalente, foi apurada queda de 0,2% na produção de petróleo e gás natural dos campos de pré-sal ao se comparar com o mês anterior, ou seja, março. A agência informou ainda que foram produzidos em abril na região do pré-sal 1,496 milhão de barris de óleo equivalente por dia.

Você viu?

A região, que conta com 75 poços, atingiu a produção aproximada de 1,207 milhão de barris de petróleo por dia, além de 45,9 milhões de metros cúbicos diários de gás natural (m³d).

Leia também: Aplicativo auxilia empresário se deve fazer negócio à vista ou a prazo

Queima

Foi apurado ainda que o Brasil aproveita 96,5% do gás natural que é produzido com a queima. No mês de abril deste ano, a queima do gás chegou a 3,5 milhões de metros cúbicos por dia, o valor representa alta de 2,5% ao ser comparado com o valor queimado em março também deste ano. Já a comparação anual, ou seja, com abril de 2016 a queima de gás teve queda acentuada de 11,2%.

Campos produtivos

O balanço dos campos produtivos brasileiros apurou que o campo de Lula, na Bacia de Santos , ainda é o maior produtor de petróleo e gás no Brasil, tendo extração média de 651,7 mil barris diários de petróleo e de 27,6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Segundo a ANP, a produção ocorreu em 8.339 poços, sendo 746 marítimos e 7.593 terrestres. Os campos operados pela estatal brasileira Petrobras produziram 94,5% do petróleo e gás natural. A plataforma com maior aproveitamento produtivo foi a FPSO Cidade de Itaguaí, no Campo de Lula . Com seis poços interligados, foi capaz de extrair 192,2 mil barris de óleo equivalente.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Michel Temer diz que "País saiu da recessão"; Meirelles fala em "dia histórico"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!