Brasil Econômico

Decisão da Aneel define que Eletrobras faça pagamentos mensais para quitar a dívida
Agência Brasil
Decisão da Aneel define que Eletrobras faça pagamentos mensais para quitar a dívida

A Eletrobras precisará devolver R$ 1,41 bilhão referente à amortização de financiamentos não transferidos pela empresa ao fundo Reserva Global de Reversão (RGR), segundo decisão tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta segunda-feira (30). A devolução deverá ser feita entre entre julho deste ano até dezembro de 2026, em parcelas mensais.

Leia também: Henrique Meirelles fala em nula a chance de reversão da política econômica

O não pagamento dos valores ao fundo setorial que ocasionou a dívida aconteceu entre os anos de 1998 e 2011. A empresa recorreu de uma decisão anterior da Aneel , que havia dado 90 dias para a devolução dos recursos, por causa do uso indevido dos valores do fundo.

Também será devolvido pela Eletrobras ao fundo RGR, no período de 30 dias, os recursos obtidos com a alienação das ações da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), no valor máximo de R$ 506 milhões.

Tarifa extra

Além da decisão sobre a devolução dos valores por parte da Eletrobras, a Aneel também anunciou que deverá revisar no ano que vem a metodologia que define o acionamento das bandeiras tarifárias , para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro. De acordo com o diretor-geral da agência Romeu Rufino, a agência tem preocupação de não causar confusão na cabeça do consumidor.

Você viu?

Leia também: FGV aponta melhora na confiança no setor de serviços no mês de maio

“É uma questão que nos causa um pouco de incômodo a bandeira ter esse grau de oscilação, de volatilidade que está tendo. A bandeira é um instrumento relativamente novo, a cada ano a gente revisita a metodologia e já está no nosso radar, olhando para a frente, para o ano que vem, reavaliar essa metodologia que define o valor da bandeira”, disse.

Ainda segundo o diretor, o sistema atual é muito sensível ao volume de chuvas registrados em algumas regiões nas semanas anteriores à definição da bandeira, sem levar em conta o nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas. Para definir a cor da bandeira, é considerado o custo de operação das termelétricas que acionadas para garantir o suprimento de energia.

Leia também: Índice que reajusta aluguel registra queda de 0,93% em maio, aponta FGV

Rufino preferiu não fazer novas previsões para as bandeiras neste ano. “Não temos um convênio muito fiel com São Pedro, às vezes ele nos surpreende. Nesse caso, positivamente”, afirmou. Recentemente, o diretor-geral da Aneel havia previsto que a bandeira vermelha continuaria acionada até o fim do ano.

Quer dicas de empreendedorismo? Confira o Pra Frente Sempre:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!