Brasil Econômico

Maria Silvia Bastos pediu demissão do cargo de presidente do BNDES nesta sexta-feira (26)
Tomaz Silva/Agência Brasil
Maria Silvia Bastos pediu demissão do cargo de presidente do BNDES nesta sexta-feira (26)

Maria Silvia Bastos Marques renunciou ao cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta sexta-feira (26), de acordo com nota divulgada pela instituição.

Leia também: Henrique Meirelles fala de pessimismo exagerado quanto a economia atual

A decisão de Maria Silvia foi informada pessoalmente ao presidente Michel Temer, com que se encontrou nesta tarde. Segundo as informações divulgadas pelo BNDES , a demissão foi motivada por "razões pessoais" da ex-mandatária.

O escolhido de Temer para assumir o cargo no lugar de Maria Silvia foi o economista Paulo Rabello de Castro, que atualmente comanda o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Você viu?

Trajetória

Maria Silvia Bastos permaneceu no cargo cerca de um ano, sendo indicada à cadeira uma semana após Michel Temer assumir a presidência do País, após o processo de impeachment de Dilma Rousseff ser concluído.

Ela foi a primeira mulher a comandar o banco público desde a sua criação, em 20 de junho de 1952. Em sua trajetória profissional Maria Silvia foi presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), secretária de Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro e ex-diretora do próprio BNDES, antes de ser convidada por Temer a assumir a presidência.

Leia também: Nascidos em setembro e outubro podem sacar FGTS inativo a partir de 16 de junho

CPI

A saída da presidente do BNDES coincide com o período em que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ). A investigação seria para verificar as circunstancias de empréstimos concedidos pelo banco público que ajudou na internacionalização de empresas brasileiras.

Nota oficial

A executiva comunicou ao presidente Michel Temer a sua saída e ele se manifestou por meio de nota oficial sobre a notícia:  "O presidente da República, Michel Temer, manifesta seu profundo agradecimento a Maria Silvia Bastos Marques, que presidiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de forma honesta, competente e séria por pouco mais de um ano. Seu trabalho honrou o governo e moralizou um setor estratégico para o país, despolitizando a relação com o setor empresarial e elegendo critérios profissionais e técnicos para a escolha de projetos a serem contemplados com financiamentos oriundos de recursos públicos. Deixará como legado um modelo a ser seguido em toda máquina pública ".

Leia também: Imposto: consumidor terá até 80% de desconto no dia 1º de junho; entenda

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!