Henrique Meirelles afirma que Congresso trabalha na aprovação das reformas
Gustavo Raniere/MF - 7.4.17
Henrique Meirelles afirma que Congresso trabalha na aprovação das reformas

Em sua participação no seminário Financiamento e Financiamento e Garantias para a Infraestrutura, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento e Indústria de Base (ABDIB) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que acredita na continuidade da aprovação das reformas trabalhista e previdenciária no Congresso Nacional.

Leia também: Prévia da inflação registrada em maio é a menor para o período desde 2000

Em sua primeira aparição pública após o escândalo envolvendo o presidente da República Michel Temer e executivos da JBS, Henrique Meirelles ressaltou a necessidade da aprovação para que o País continue a crescer.  “Esta é a agenda em que o Brasil está engajado e vai continuar independentemente de qualquer coisa”.

As declarações foram dadas durante sua palestra em São Paulo na manhã desta terça-feira (23) e o ministro saiu do local sem falar com a imprensa.  Segundo ele, a equipe econômica continua com a agenda intensa de encontro e reuniões com lideranças governistas e que a equipe continua empenhada na aprovação das reformas que estão em andamento no Congresso. “Estou, de fato, trabalhando dia e noite”, declarou. Para Meirelles, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende votar a Reforma da Previdência nas próximas semanas.

Você viu?

Desde a última quarta-feira (17), quando vieram à tona denúncias sobre o suposto esquema de pagamento de propina e troca de favores com empresários do grupo JBS, no âmbito das investigações da Lava Jato , o Congresso teve atividades suspensas ou canceladas e não votou nenhuma medida. A crise gerada pelo escândalo deve atrasar um pouco mais a aprovação das reformas, que têm gerado insatisfação entre os brasileiros e fez a popularidade de Michel Temer despencar nas últimas pesquisas.

Leia também: Ministério do Trabalho lança aplicativo que auxilia na busca por emprego

Aposentadoria

Em sua apresentação no seminário o ministro rebateu as críticas, em especial as que foram feitas sobre a Reforma da Previdência. Ele negou que as mudanças vão beneficiar a parcela da população mais rica. “Ao contrário. Hoje, os 20% de menor renda na população não conseguem contribuir os 35 anos com carteira assinada, porque acabam recorrendo ao mercado informal. Os pobres tendem a aposentar por idade. Vão contribuir mais aqueles com renda um pouco mais elevada”, argumentou ele.

Para Henrique Meirelles, à medida que os gastos públicos diminuírem, a taxa de juros estrutural da economia deve cair. “No Brasil, ela é muito alta, sabemos disso”, disse. O Produto Interno Bruto ( PIB , soma das riquezas do país) também crescerá na avaliação do ministro da Fazenda, sendo que a projeção dele para o período de 2018 a 2027 é de alta de 3,7% caso as reformas sejam aprovadas; e de 2,3% sem aprovação das reformas trabalhista e previdenciária.

Leia também: Agência de classificação de risco coloca nota de crédito do Brasil em observação

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!