Brasil Econômico

Dólar; veja como a alta da moeda pode ajudar e atrapalhar os brasileiros
shutterstock
Dólar; veja como a alta da moeda pode ajudar e atrapalhar os brasileiros


A alta do dólar afeta todos da sociedade brasileira e tem reflexo direto em quatro pontos das finanças do País, sendo eles positivos e negativos; veja quais são:

1-Competitividade das empresas

Os impactos tendem a ser positivos para empresas e indústrias nacionais, já que com a alta do dólar a competitividade das vendas é estimulada.

Já para as empresas importadoras, que compram seus produtos do exterior, há um encarecimento em todo o processo, o que, irremediavelmente, acaba sendo repassado para o consumidor final.

2-Aumento dos preços em geral

O aumento da moeda norte-americana gera um aumento na inflação de modo geral, já que matérias-primas de produtos consumidos largamente no Brasil – como o trigo para o pãozinho, por exemplo – passam a custar mais caro.

Logo, o encarecimento de produtos e serviços diminui o poder de compra do brasileiro. Não se trata de um momento para pânico, mas é preciso considerar que a inflação e o desemprego também batem a porta.

Você viu?

O melhor a fazer é reunir a família e rever as despesas diárias e mensais, para viver em seu real padrão de vida. Infelizmente, muitas gastam mais do que ganham e não têm estrutura financeira para suportar variações econômicas.

3-Rentabilidade dos investimentos

Para quem tem investimentos atrelados a moeda estrangeira ou compra a moeda americana propriamente dita, a alta possibilita um aumento de ganhos. O mesmo vale para quem tem ações em grandes exportadoras.

Leia também: Indicadores econômicos devem ser revistos com crise atual do governo

Contudo, a instabilidade do governo Donald Trump , nos Estados Unidos, é um importante fator a ser considerado. Antes de tomar qualquer decisão, é válido buscar a assessoria de um especialista, evitando agir por impulso.

4-Encarecimento de viagens internacionais

Para quem está pensando em viajar para o exterior, o momento é de cautela e de conscientização. Afinal, o aumento nos preços se dá já das despesas básicas, como com passagens, hospedagens e uso de cartões de créditos internacionais.

Caso a pessoa ou família não tenha feito um planejamento prévio, orçando todos os custos e poupando mês a mês para realizar este sonho com tranquilidade financeira, o ideal é deixar a viagem para outro momento. Até lá o dólar pode ter voltado a sua normalidade.

Leia também: Veja seis dicas para economizar e fazer a viagem dos sonhos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!