A Receita Federal do Brasil realiza nesta segunda-feira (15) o pagamento da restituição residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) abrangente aos exercícios de 2008 a 20016.
Leia também: Direito do consumidor: O que a Uber faz em casos de acidente?
O crédito bancário para mais de 128 mil contribuintes totaliza R$ 213,4 milhões, onde R$ 74,7 milhões são destinados a 22.107 idosos e 1.930 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Vale lembrar que para saber se a declaração do Imposto de Renda foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone,, no número 146.
Consulta
No serviço e-CAC, na própria página da Receita, é possível consultar o extrato da declaração para a identificação de possíveis inconsistências de dados pelo processamento. Dessa forma, o contribuinte pode detectar as informações incorretas e efetuar a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Outra opção de consulta é o aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones, que contribui para a averiguação das declarações do IRPF e situação cadastral do Cadastro da Pessoa Física (CPF).
Você viu?
Assim, o contribuinte é possibilitado a consultar dados não só sobre a liberação das restituições do IRPF, como também a situação cadastral de uma inscrição no CPF diretamente nas bases da Receita Federal.
Leia também: Cerca de 10,6 milhões de pessoas já sacaram o FGTS, informa Caixa
Prazo
As restituições, corrigidas pela taxa básica de juros (Selic), ficarão disponíveis no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate dentro do prazo estipulado, poderá efetuar o requerimento via internet, por meio do Formulário eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou pode acessar diretamente o e-CAC, no serviço Extrato de Processamento da DIRPF.
Se o valor não for creditado, o contribuinte poderá recorrer a qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a Central de Atendimento, sendo o telefone 4004-0001 para as capitais, o 0800-729-0001 para as demais localidades e o 0800-729-0088 exclusivo para deficientes auditivos agendarem o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome e em qualquer banco.
É importante lembrar que a Receita Federal pagará a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física em sete lotes, entre um período que vai de junho a dezembro de 2017. O primeiro lote sairá no dia 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. Os pagamentos do quarto, quinto e sexto lotes ocorrerão em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro, respectivamente. Já o sétimo e último lote está previsto para dezembro.
*Com informações da Agência Brasil
Leia também: Lei da Gorjeta entra em vigor hoje em todo o País; entenda o que muda