Brasil Econômico

Receita Federal pagará restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em sete lotes
shutterstock
Receita Federal pagará restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em sete lotes

A Receita Federal do Brasil realiza nesta segunda-feira (15) o pagamento da restituição residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) abrangente aos exercícios de 2008 a 20016.

Leia também: Direito do consumidor: O que a Uber faz em casos de acidente?

O crédito bancário para mais de 128 mil contribuintes totaliza R$ 213,4 milhões, onde R$ 74,7 milhões são destinados a 22.107 idosos e 1.930 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Vale lembrar que para saber se a declaração do Imposto de Renda foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita  ou ligar para o Receitafone,, no número 146.

Consulta

No serviço e-CAC, na própria página da Receita, é possível consultar o extrato da declaração para a identificação de possíveis inconsistências de dados pelo processamento. Dessa forma, o contribuinte pode detectar as informações incorretas e efetuar a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Outra opção de consulta é o aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones, que contribui para a averiguação das declarações do IRPF e situação cadastral do Cadastro da Pessoa Física (CPF).

Você viu?

Assim, o contribuinte é possibilitado a consultar dados não só sobre a liberação das restituições do IRPF, como também a situação cadastral de uma inscrição no CPF diretamente nas bases da Receita Federal.

Leia também: Cerca de 10,6 milhões de pessoas já sacaram o FGTS, informa Caixa

Prazo

As restituições, corrigidas pela taxa básica de juros (Selic), ficarão disponíveis no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate dentro do prazo estipulado, poderá efetuar o requerimento via internet, por meio do Formulário eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou pode acessar diretamente o e-CAC, no serviço Extrato de Processamento da DIRPF.

Se o valor não for creditado, o contribuinte poderá recorrer a qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a Central de Atendimento, sendo o telefone 4004-0001 para as capitais, o 0800-729-0001 para as demais localidades e o 0800-729-0088 exclusivo para deficientes auditivos agendarem o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome e em qualquer banco.

É importante lembrar que a Receita Federal pagará a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física em sete lotes, entre um período que vai de junho a dezembro de 2017. O primeiro lote sairá no dia 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. Os pagamentos do quarto, quinto e sexto lotes ocorrerão em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro, respectivamente. Já o sétimo e último lote está previsto para dezembro.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Lei da Gorjeta entra em vigor hoje em todo o País; entenda o que muda

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!