Balanço divulgado nesta sexta-feira (5) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontou que a venda de automóveis novos teve queda de 3,7% no mês de abril ao se comparar com o mesmo período de 2016. No mês, 156,9 mil unidades foram emplacadas e quando o resultado é comparado com o mês de março deste anos, as montadores sentiram a queda da comercialização na ordem de 17,11%.

Leia também: Reforma da Previdência não pode ter mudanças substanciais, diz Meirelles

Venda de automóveis tem nova queda em abril
shutterstock
Venda de automóveis tem nova queda em abril


Segundo o presidente da entidade, Antonio Megale, os feriados do mês de abril e a greve geral, que praticamente parou o Brasil no dia 28, foram os responsáveis pela queda acentuda na venda de automóveis novos no País. “Estamos na tendência da estabilização, mas ainda não chegamos lá. Abril teve 18 dias úteis e ainda manifestações no último dia útil do mês, mas a média diária de emplacamentos apresentou um número positivo [crescimento de 6% em relação a março]”, ponderou.

De janeiro a abril, as vendas caíram 2,4% em relação ao quadrimestre de 2016, mesmo com a produção tendo crescido 20,9% no mesmo período.  Segundo Megale, a expectativa é que as vendas do setor melhorem nos próximos meses. “Acreditamos que em maio teremos um mês importante em resultados por uma questão de dias úteis.”

Você viu?

Caminhões

O segmento de veículos pesados, ou seja, de caminhões novos também apresentou queda no mês de abril. As montadoras tiveram 3,5 mil veículos emplacados no mês passado, número esse 15,5% menor que o do mês de março. Na comparação entre abril de 2016 com o mesmo mês desse ano a queda foi de 17,4%.

Leia também: Preços de frutas, verduras e legumes apresentam queda em abril, diz Ceagesp

A explicação da queda acentuada nas vendas segundo o vice-presidente da Anfavea, Luis Carlos Gomes de Moraes, é a crise econômica. “O setor depende do PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país] e o governo sinaliza que o segundo semestre será melhor. Contamos ainda com os aumentos de investimento e infraestrutura.”

As vendas internas de máquinas agrícolas e rodoviárias caíram 7,7% em abril na comparação com março. No entanto, em relação a abril do ano passado, houve crescimento de 14,3%. “Embora tenha apresentado bons resultados e crescimento expressivo no acumulado, ainda não chegou na média dos últimos anos”, observou Megale. “Mas a tendência é positiva levando em conta o excelente safra que estamos tendo”, completou o presidente da Anfavea.

Mercado externo

Ainda segundo balança do Anfavea, as exportações de automóveis caíram 14,2% em abril ante março, mas aumentaram 48,1% na comparação com abril do ano passado. Considerando o primeiro quadrimestre, a alta foi de 64,2%, com 232,2 mil unidades vendidas, o melhor resultado da série histórica para os primeiros quatro meses de um ano.

Leia tambêm: Delta Airlines expulsa família que se recusou a ceder assento de criança em voo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!