Os brasileiros vão pagar mais caro pela conta de luz a partir do mês de maio. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em maio a bandeira tarifária será vermelha em patamar 1, o que representa acréscimo de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelos brasileiros no próximo mês.

Leia também: Consumidores pedem que indenização a transmissoras de energia seja reavaliada

Conta de luz fica ainda mais cara no mês de maio, diz Aneel
shutterstock
Conta de luz fica ainda mais cara no mês de maio, diz Aneel


Na Aneel explicou que a bandeira tarifária vermelha, que aumenta a conta de luz , é acionada quando é necessário acionar as usinas termelétricas mais caras, fato esse ocasionado pela falta de chuvas. A orientação, quando o consumo passa para o vermelho, é que os consumidores façam o uso consciente e moderado de energia elétrica, evitando assim o desperdício.

Ainda segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (28) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da mesma.

Já as cores verde, amarela ou vermelha  – nos patamares 1 e 2 – indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade, que está condicionada à chuvas que abastecem as hidroelétricas que produzem energia no País.  

Leia também: Companhias arrematam 31 lotes em leilão de energia elétrica

Você viu?

Recentemente, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, afirmou que as contas de luz deverão continuar com a bandeira vermelha patamar 1 até o fim do período seco, que vai até novembro em praticamente todo o Brasil. Desde o começo deste mês de abril os consumidores brasileiros pagam mais caro pela energia consumida em suas residências.

Bandeiras tarifárias

Para que o consumidor entender o que são as bandeiras tarifárias, o Brasil Econômico fez um pequeno informativo; veja:

As bandeiras tarifárias, que são indicadas pelas cores verde, amarela e vermelha nas contas de luz, foram criadas em 2015 para repor os gastos extras quando é necessário o uso de energia das usinas termelétricas.

A cor da bandeira é impressa na conta de luz do consumidor como já mencionado e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no País. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas e isso impacta diretamente no valor da conta de luz.

 *Com informações da Agências Brasil

Leia também: Abril terá bandeira tarifária vermelha e conta de luz mais cara

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!