Brasil Econômico

 A expectativa é de  que 28,3 milhões de contribuintes entreguem  a declaração do Imposto de Renda até o dia 28 de abril
shutterstock
A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a declaração do Imposto de Renda até o dia 28 de abril

De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), nesta terça-feira (25), foi registrado o recebimento de mais de 18 milhões de declarações do Imposto de Renda (DIRPF 2017).  A expectativa é que 28,3 milhões de contribuintes entreguem o documento até o final do prazo, que se encerra na sexta-feira desta semana (28).

Leia também: Receita Federal alerta sobre irregularidades na contribuição previdenciária

Caso as declarações de Imposto de Renda não sejam entregues até o prazo estipulado, o contribuinte estará sujeito ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e de uma multa máxima de 20% do imposto devido.

Vale lembrar que a declaração do IR é obrigatória para aqueles que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2016. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal .

Documentação

Para aqueles que declararão o IR nesta última semana, é necessário conter os seguintes documentos:

· Cópia da declaração do IR de 2016, impressa, arquivada na memória do computador, gravada em CD ou em pen drive

· Título de Eleitor para o contribuinte que for declarar pela primeira vez Informes de rendimentos recebidos das fontes pagadoras (no caso de assalariados)

· Cópias de recibos/notas fiscais fornecidos a pacientes/clientes (no caso de autônomos)

· Livro-caixa, no caso de autônomos

· Informe de rendimentos do INSS (no caso de quem recebe benefícios previdenciários) ou de entidades de previdência privada

· Informes de rendimentos financeiros fornecidos por bancos

· Informes de pagamento de contribuições a entidades de previdência privada. É preciso nome e CNPJ da entidade

· Recibos/carnês de pagamento de despesas escolares dos dependentes ou do próprio contribuinte. É preciso nome e CNPJ dos estabelecimentos de ensino

· Recibos de aluguéis pagos/recebidos em 2016

· Nome e CPF dos beneficiários de despesas com saúde, como médicos, dentistas e psicólogos

· Nome e CNPJ dos beneficiários de pagamentos a pessoas jurídicas, como hospitais, planos de saúde, clínicas de exames laboratoriais, entre outros

· Nome e CPF de beneficiários de doações/heranças e respectivo valor

· Nome e CPF dos dependentes maiores de 14 anos, completados até 31 de dezembro de 2016. Para os menores de 14 anos, não é preciso indicar o CPF

· Nome e CPF de ex-cônjuges e de filhos para comprovar o pagamento de pensão alimentícia

Você viu?

· Dados do empregado doméstico com os recolhimentos das contribuições ao INSS. É preciso nome, CPF e NIT do empregado e o valor total pago em 2016

· Escrituras ou compromissos de compra e/ou venda de imóveis, terrenos, adquiridos ou vendidos em 2016

· Documento de compra e/ou venda de veículos em 2016, além de marca, modelo, placa e nome e CPF/CNPJ do comprador ou do vendedor

· Documento de compra de veículos ou de bens por consórcios em 2016 Documentos sobre rescisões trabalhistas, com valores individualizados de salários, férias, 13º salário, FGTS, entre outros.

Leia também: Veja onde declarar o Imposto de Renda gratuitamente em São Paulo

Locais

Em detrimento das dificuldades dos contribuintes para realizar a declaração, algumas instituições de ensino ainda estão auxiliando os trabalhadores com o preenchimento e elaboração do documento gratuitamente:

FMU

Campus Liberdade - Av. Liberdade, 654 – Laboratórios de Informática 7 e 10 – Prédio 10. De 17 a 28 de abril.

Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie também auxiliará na elaboração da DIRPF 2017 na unidade da Consolação. É necessário levar 2kg de alimento não perecível para a execução do serviço. Os agendamentos são realizados as segundas, quartas e sextas-feiras por meio dos telefones (11) 2766-7047 e (11) 2766-7028.

Rua da Consolação, 930, Prédio 45, térreo – Bairro Consolação. De 25 de março a 26 de abril das 14h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira e das 9h00 às 16h00 aos sábados.

UNICID

A Universidade Cidade de S. Paulo ( UNICID ) ajudará na declaração do IR de 2 de março até 27 de abril. Para recorrer ao serviço é necessária a doação de uma lata de leite em pó ou um pacote de fraldas geriátricas. Também é recomendado pela Universidade o agendamento do serviço pelo telefone (11) 2178-1288, do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

NAF – Rua Cesário Galeno, números 448 e 475, Mezanino do 2º andar, bloco Alfa – Tatuapé: segunda-feira, das 7h30 às 11h e das 15h às 22; terça a quinta-feira, das 15h às 22h e sexta-feira, das 14h às 22h.

Metodista

Os plantões da Universidade Metodista de São Paulo para a elaboração de declarações do IR ocorrerão de 13 de março a 27 de abril no campus Rudge Ramos - Rua Alfeu Tavares, 149, São Bernardo - Prédio Delta, sala 215. Para a execução do serviço é necessário que o contribuinte leve 3 kg de alimento não perecível e realize o agendamento prévio nos telefones (11) 4366-5546 e (11) 4366-5830.

Etec

As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais também estão oferecendo a consultoria gratuita para ajudar na preparação da DIRPF 2017.  O atendimento é realizado por estudantes dos cursos técnicos de administração, contabilidade e finanças, sendo necessário levar 1 kg de alimento não perecível. 

Etec Marcos Uchôas dos Santos Penchel  - Rua Afonso Pereira da Silva, 96 – Vila Carmen, Cachoeira Paulista. De 3 a 28 de abril, de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h

Etec de Vila Formosa - Rua Bactória, 38 – Vila Formosa.  Dias 25, 26 e 27 de abril, das 20h às 22h

Etec Fernando Prestes - Rua Natal, 340 – Jardim Paulistano, Sorocaba. De 10 a 27 de abril, de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h e das 19h às 21h30

Etec de Ferraz de Vasconcelos - Avenida Governador Jânio Quadros, 2.000 – Parque São Francisco. Dia 26 de abril, de segunda a sexta das 20h às 22h.

Restituição

É importante lembrar que a Receita Federal pagará a restituição do IR Pessoa Física em sete lotes, entre um período que vai de junho a dezembro de 2017. O primeiro lote sairá no dia16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. Os pagamentos do quarto, quinto e sexto lotes ocorrerão em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro, respectivamente. Já o sétimo e último lote está previsto para dezembro.

Ao efetuar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve indicar a agência de sua preferência, assim como a conta bancária na qual deseja receber a restituição. Idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave têm prioridade no recebimento da mesma.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também: IoT e Visual Analytics: veja como essas tecnologias podem mudar o varejo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!