Brasil Econômico

Avaliação em 12 meses da Boa Vista SCPC  apresentou queda de 13,7% nas instituições financeiras
iStock
Avaliação em 12 meses da Boa Vista SCPC apresentou queda de 13,7% nas instituições financeiras

De acordo com um levantamento elaborado pela Boa Vista SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, a demanda por crédito do consumidor registrou queda de 4% no primeiro trimestre deste ano e em comparação ao mesmo período de 2016. Em relação ao acumulado em 12 meses o recuo foi de 9,3%. Já na análise interanual a queda foi de 1,9%. Entretanto, as informações mostraram que na comparação mensal contra fevereiro houve alta de 2,2%, considerando dados com ajuste sazonal.

Leia também: Brasil fecha 63,6 mil vagas de emprego com carteira assinada em março, diz Caged

Vale ressaltar que a Boa Vista SCPC é uma parceria estratégica que atua na tomada de decisões de empresas a fim de reduzir riscos nos negócios. No total, possui 350 milhões de informações comerciais de consumidores e entidades, recebendo aproximadamente 7 milhões de consultas por dia.

Avaliação

No que se diz respeito aos segmentos que integram o indicador, a avaliação em 12 meses apresentou queda de 13,7% nas instituições financeiras, enquanto que a retração do segmento não financeiro foi de 6,7%.

Você viu?

Leia também: Com investimentos baixos, Tesouro Direto registra melhor resultado da história

Os resultados da tendência do indicador ainda revelaram fragilidade na demanda por crédito, apesar de algumas melhorias observadas na economia. Fatores como taxas de juros elevadas, rendimentos reais negativos e alto nível de desemprego contribuíram para o resultado, o que impõe maior cautela no consumo por parte das famílias.

Apesar disto, as perspectivas de redução de juros e de inflação devem impactar positivamente a confiança dos agentes, contribuindo assim para a retomada do crescimento da procura por crédito a partir do segundo semestre de 2017.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito do Consumidor é baseado em dados de empresas coletados pela Boa Vista SCPC. Em janeiro de 2014, os fatores sazonais foram atualizados, havendo uma reelaboração nas séries dessazonalizadas, com a utilização de filtros sazonais como o X-12 ARIMA. É importante lembrar que as séries têm como ano base a média de 2011 = 100, passando por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Leia também: Confiança da indústria pode atingir maior nível desde 2014, aponta FGV

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!