Para muitos casais a cerimônia e a festa de casamento é um grande sonho. Porém, ele pode se tornar um pesadelo quando o casal passa a mensurar os gastos em relação à celebração.

Leia também: Veja oito dicas para tornar o Instagram da sua marca profissional e rentável

Especialista em finanças pessoais ensina como economizar para realizar o sonho do casamento
shutterstock
Especialista em finanças pessoais ensina como economizar para realizar o sonho do casamento


Muitos acabam desistindo de uma grandiosa festa de casamento para viajar, já outros optam por economizar para realizar o sonho de celebrar a data com toda poupa a circunstância. Independente de qual for o desejo do casal, o importante é ter educação financeira para que as finanças pessoais não atrapalhem os sonhos, conforme afirmou o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Para ajudar, o especialista em finanças pessoais listou 10 medidas que podem ajudar na realização de uma grande festa de casamento sem que o casal se afunde em dívidas; veja:

1-    Pesquisa

Esse movimenta milhões e é justamente por isso que existe um número significativo de empresas que oferecem serviços para tal evento. Segundo Domingos, o ideal é que o casal pesquise (muito) já que os valores variam de forma significativa conforme o dia do casório e o local escolhido para cerimônia e para a festa. “Portanto, é imprescindível fazer boas pesquisas e consultar a idoneidade das empresas, evitando sofrer golpes ou pagar mais caro do que o necessário”.

2- Prioridades

A dúvida em relação a fazer uma festa ou uma grande viagem de lua de mel assombra muitos casais. Portanto o ideal é priorizar qual dos dois trará maior satisfação e claro, priorizar essa despesa dentro do orçamento. “O casal deve colocar na balança o que realmente for prioridade, para não despender suas economias em itens que não consideram tão importantes”.

3- Não esqueçam do lar

Na hora de definir as prioridades, a casa deve ser uma delas. Segundo o educador financeiro, é preciso considerar a compra ou aluguel do imóvel uma prioridade, além, é claro, da mobília. Uma dica que pode ajudar a economizar nesses momentos de gastos altos é colocar parte dos itens indispensáveis dentro de uma casa na lista de presentes.

Leia também: Conheça cinco atividades para ganhar uma renda extra no fim do mês

Você viu?

4- Orçamento

Ao se ter todas as despesas que envolvem o evento, é importante para que o casal consiga traçar a estratégia para conquistar tal sonho. “Caso o valor fique muito alto, pode ser necessário fazer cortes no orçamento ou adiar a data prevista para o casamento”, disse Domingos.

5- Reduzam gastos

Para poupar, o casal precisa conhecer verdadeiramente os seus gastos. Portanto, façam individualmente um diagnóstico financeiro anotando todas as despesas durante 30 dias, separado por categoria (como alimentação, transporte, roupas, etc.) para analisar onde podem ser feitas economias.

6- Busquem renda extra

Uma das formas de não comprometer os ganhos mensais para a realização da festa uma boa medida pode ser levantar uma renda extra. Independente de qual for a iniciativa para se conquistar esse valor a mais, o casal tem que estar ciente que ele dever ser revertido exclusivamente para o planejado, ou seja, para poupança do casório.

7- Sonhem juntos

Para o especialista mais que uma vida a dois, o casal dever ter sonhos compartilhados e de preferência que sejam três. “Tenha um objetivo de curto prazo, a ser realizado em até um ano, outro de médio prazo, entre um e dez anos, e outro em longo prazo, a ser realizado daqui há dez anos. É válido poupar para todos ao mesmo tempo”.

8- Inovem no orçamento

“Coloquem em prática um orçamento financeiro que priorize os sonhos. Muitas pessoas aprenderam a fazer Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo. O ideal é que não sobre nem falte, e sim que a poupança para os sonhos seja garantida mensalmente. Portanto, façam Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos”, ensinou o educador financeiro.

9- Façam pequenas economias

Economizar diariamente deve ser palavra de ordem. É ideal que o casal tenha maior atenção aos gastos diários, verificando sempre como podem economizar. Segundo Domingos para colocar em prática, o casal deve ter em mente a relação custo versus benefícios. “Priorizar estabelecimentos que ofereçam descontos para pagamento à vista, já que quando o sonho vem primeiro, o consumo desenfreado perde a força”. 

10- Invistir

Investir também ajuda a concretizar o sonho da festa perfeita. O importante, neste caso, é verificar o tempo para a realização. Se for algo em curto prazo a poupança, por mais que não seja a mais rentável, não trará prejuízo quando for necessário resgatar o valor.

Para os que pensam em se casar em médio prazo, os CDBs e fundos de investimentos são os mais indicados. Já para sonhos de longo prazo, são indicadas a previdência privada e os títulos do tesouro. O importante é ter tudo bem estruturado para que a festa de casamento fique como uma lembrança boa e não uma grande dívida.

 Leia também: Cartão de crédito: saiba como usar a favor das finanças pessoais

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!