Alguma vez você já pensou em abrir o próprio negócio, mas não sabia por onde começar? Às vezes você pensou em começar do zero, em fazer uma sociedade ou até mesmo em investir em um mercado já consolidado como o de franquias, mas não conseguiu chegar a uma resposta, não é verdade? Em algum momento de sua trajetória, todo empreendedor se depara com um momento de reflexão a esse respeito, seja no início dos projetos ou no processo de mudança nos negócios.

Leia também: Confira as principais franquias para quem deseja ganhar dinheiro na praia

Com mais de uma década de experiência no mundo dos negócios, tendo passado por muitas dificuldades, posso dizer que esses questionamentos fazem parte de um rico processo de amadurecimento que todo empreendedor deve passar para encontrar o negócio que mais combina com o seu perfil. Em um mercado que não para de criar oportunidades para os empreendedores serem cada vez mais criativos para investir em negócios como franquias , é preciso buscar cada vez mais identificação com o segmento em que iremos nos aventurar.

Empresário afirma que, ao pensar em investir em uma franquias, é necessário listar nossos principais interesses
iStock
Empresário afirma que, ao pensar em investir em uma franquias, é necessário listar nossos principais interesses

Leia também: Receita do setor de franquias tem crescimento de 8,3% no Brasil em 2016

O empreendedorismo deve ser algo democrático, ou seja, deve haver espaço e oportunidades para todos, mas para que isso aconteça é preciso dedicação e empenho. Nesse processo de busca por respostas, o primeiro passo é seguir seu coração. Ficou muito romântico? Então, vamos melhorar. Siga sua intuição! Ninguém melhor do que você sabe quando aquela voz fala mais alto e você sente algo diferente. Muitas vezes, na nossa vida, priorizamos apenas a razão e nos esquecemos de ouvir nossa própria voz. Mais do que isso, liste seus interesses.

Você viu?

Sabemos que você conhece todos seus gostos, mas ranqueá-los pode trazer à tona uma preferência que você nunca pensou que poderia transformar em negócio, por exemplo, fazer com que seu hobby de leitura seja revertido na abertura de uma livraria. Listando seus interesses, você consegue deixar claro diversas possibilidades que passariam despercebidas em seus planos e agora podem aparecer como grandes ideias.

No entanto, o empreendedorismo vai muito além da inspiração. Analise o mercado e procure saber como está o mercado nas áreas que você optou. Isso já eliminará algumas opções e te ajudará a definir qual negócio combina mais com você, te deixa mais à vontade para trabalhar e ainda é mais vantajoso. Faça as contas! Você não precisa investir todas suas economias em um negócio. Ou melhor, você até pode, se quiser, mas não precisa.

Hoje, existem diversos recursos financeiros para quem quer abrir um empreendimento. Você pode juntar seu dinheiro, contar com a ajuda de amigos e familiares ou então recorrer a algum tipo de financiamento, dos tantos tipos que existem por aí e que podem te ajudar a dar o pontapé inicial. O fato é que dinheiro (no caso, a falta dele) não é o que te impede de empreender. Com os primeiros passos dados, é a hora de colocar o plano em execução.

Leia também: Veja cinco dicas para evitar problemas ao abrir uma franquia

Após analisar as informações e as escolhas que você já fez, está na hora de colocar em ação todo o plano de negócio e começar de vez o caminho para o sucesso. Lembre-se que tudo foi minuciosamente estudado, planejado e agora só precisa ser colocado em prática. A diferença entre querer empreender e ser um empreendedor está na decisão de começar, tirar do papel e fazer acontecer. Suas escolhas determinam suas conquistas e quem você é. Portanto, pense grande, trabalhe duro e acredite em você. O sucesso será apenas mera consequência de tudo que você fez e passou para chegar até aqui.

* Vinicius Almeida  é um empresário do segmento de franquias. Empreendedor desde os 20 anos de idade, o executivo criou o grupo Grupo VA, holding especializada em franquias de baixo investimento que detém as marcas Evolute Cursos Profissionalizantes, Doutor Lubrifica, ContabExpress e The Voucher.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!