Atenção consumidor! Veja como ter uma melhor experiência de compra online
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Atenção consumidor! Veja como ter uma melhor experiência de compra online


O consumidor brasileiro já se rendeu as compras online, tanto que a projeção da E-Consulting aponta que as vendas no comércio eletrônico cresçam 2,72%. Ao que tudo indica, as lojas online devem faturar R$ 64,1 bilhões este ano.

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Os dados mostram positivismo, mas o e-commerce é um do setor com altos índices de reclamações nas entidades que defendem os direitos dos consumidores. Para ajudar o cliente a não ser enganado e até ter mais vantagens na hora da compra o clube de benefícios online, Compra e Volta, desenvolveu o Guia do Consumidor Moderno, com dicas para o cliente ter a melhor experiência de compra.

1)    Planeje-se

Planejamento é palavra de ordem ao consumidor. Pode parecer uma etapa obvia, mas muitos não planejam as compras. A dica do Compra é Volta é que o consumidor pesquisa muito antes de concretizar a compra. Como exemplo, foi usado o segmento de eletroeletrônicos já que existe uma variação grande de preços entre canais e até nos modelos, em especial versões novas e antigas de um mesmo produto.  Na grande maioria das vezes a “coleção antiga” tem as mesmas configurações da versão atual, porém preços bem diferentes. Neste caso aconselha-se o consumidor pegar o produto mais em conta, caso ele seja praticamente igual ao novo modelo.  

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2)    Fique atento às oportunidades 

Um dos maiores vilões dos brasileiros são as compras por impulso, pois elas costumam ser caras. A dica do Guia é esperar pela troca de estações, lançamento de novos modelos e datas promocionais, como a Black Friday, Dia do Consumidor, entre outras datas sazonais, pois essas épocas a economia pode ser garantida. Vale lembrar que é interessante fazer monitoramentos dos preços para verificar se o desconto é real ou apenas uma falsa propaganda das varejistas.

3)    Compre de locais seguros

Tenha cuidado ao cadastrar seus dados em sites desconhecidos. Outra dica é navegar por conexões de wi-fi privadas, pois costumam ser mais seguras. Outra medida importante a se tomar antes de finalizar uma compra online e colocar dados pessoais em um site, é verificar as autenticações de segurança das lojas virtuais – o famoso cadeado, selo de segurança que mostra a confiabilidade dos portais.

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4)    Métodos de pagamento

Muitas lojas virtuais oferecem benefícios de acordo com o método do pagamento, como descontos no boleto ou em compras à vista, por exemplo – caso vá comprar a prazo, verifique se existem juros. Além disso, sempre confira o valor do frete para a entrega do produto em sua residência.

5)    Compre com vantagens

O consumidor deve ter sempre em mente que fazer uma boa compra não significa volume de itens adquiridos e sim qualidade dos mesmos. Logo aproveitar vantagens de clubes de benefícios para ter mais descontos.  Outra vantagem que existe no mercado é o chamado cashback, no qual vê faz uma compra e recebe parte do dinheiro.

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