Reconhecer as pessoas ideais para trabalhar em sua empresa é uma das estratégias essenciais para o sucesso
shutterstock
Reconhecer as pessoas ideais para trabalhar em sua empresa é uma das estratégias essenciais para o sucesso

Abrir um negócio e mantê-lo por mais de cinco anos, no Brasil, é um feito para poucos. De acordo com o Sebrae, 80% das empresas brasileiras não sobrevivem a este período. Existe uma série de fatores que contribuem para isso, mas os principais deles são a falta de estratégias de planejamento, compreensão do mercado e segmento, recursos ou até mesmo organização entre sócios.

Leia também: Saiba como aumentar a taxa de recompra em lojas online

O empreendedor João Gabriel Chebante, fundador da Chebante Brand Strategy, listou algumas estratégias  para alcançar o sucesso e ultrapassar não apenas a barreira dos cinco anos, mas construir um negócio sólido. Veja:

1) Sistema de vendas

O que torna uma empresa sólida é ter um segmento de atuação, ou um nicho, em que ela possa ser a referência. Seja um restaurante pautado em gastronomia grega, um pet-shop para uma raça específica ou mesmo o posto de conveniência de um bairro tradicional. O grande trunfo é ter um canal de vendas que gere recorrência, que seja a referência para um público cuja receita sustente a operação.

2) Gestão de caixa eficiente

Um negócio mal-gerido financeiramente mata todas as perspectivas de planejamento dos seus líderes, além de desmotivá-los, bem como sua equipe. É difícil encontrar, nas empresas de pequeno e médio porte, uma organização clara das suas finanças. Fazendo isso você terá o passo primário para a sobrevivência da sua organização.

Você viu?

Leia também: Confira as principais dicas para ter destaque em um mercado saturado

3) Reconhecimento de pessoas

Ao desenvolver uma organização, há quem prefira contratar pessoas com pouca ou nenhuma experiência, por ser mais barato, e gerar o aprendizado durante a jornada. Isso causa uma miopia notória na construção da sua marca e gera problemas na sua entrega do produto ou serviço ao público, gerando uma impressão negativa e perda de receitas a longo prazo. As empresas mais sólidas são aquelas que desenvolvem pessoas sim, mas de forma transparente e pagando o que é justo pelo seus talentos.

4) Estruturação da marca

Os projetos que não pensam no desenvolvimento de uma proposta de valor consistente, que se recusam a ter um DNA de marca claro – com missão, visão, valores e propósito bem definidos –, estão mais propensos a falhar. Nunca subestime, portanto, o valor da comunicação com o público. Ser criativo e estar sempre presente é obrigatório para quem busca o sucesso.

Leia também: Confira cinco dicas para escolher o sistema de gestão empresarial perfeito

5) Seja enxuto

Quem não falha nos pontos acima, em muitos casos acaba comentendo um erro comum: quando adquire sustentabilidade e começa a crescer rapidamente, torna a operação maior do que sua demanda. Isso costuma ser feito com investindo em pessoas, estruturas ou mesmo em marketing e comunicação. As maiores empresas aliam estratégias como grande entrega de valor a uma estrutura enxuta, que proporciona uma rápida mudança de modelo de negócio quando fatores do macro/microambiente se apresentam.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!